sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CARNE ACEBOLADA À MODA CHINESA

Mais uma dica praqueles dias em que sua geladeira monta um complô contra você e te oferece nada mais que uns bifes e cebola. Como sempre falo, tenha sempre em mãos vários tipos de temperos, pois são nessas horas que eles nos ajudam, e muito, na improvisação de pratos simples e deliciosos como essa carne acebolada à moda chinesa. Ou como minha amiga Ilana fala “carninha chinesa”. Vale até comer com seus chopsticks!

CARNE ACEBOLADA À MODA CHINESA – 2 porções

4 bifes grandes cortado em tiras finas
2 cebolas grandes cortadas em tiras finas
1/2 xícara de molho de soja (shoyu)
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo

Esquente bem uma panela e ponha o óleo. Polvilhe a maisena na carne e misture bem para incorporar em todos os pedaços. Ponha a carne na panela e mexa rapidamente. A maisena ajudará a formar uma crosta no fundo da panela, fundamental para o molho. Mexa a carne até ela secar. Polvilhe o açúcar e continue mexendo até caramelizar toda a carne deixando-a levemente dourada. Isso também contribuirá para formar a base do molho com o grudado no fundo da panela. Adicione a cebola e refogue junto com a carne até começar a ficar transparente. Ponha o molho de soja e mexa bem raspando todo o fundo da panela. Tampe e deixe cozinhar por 2 ou 3 minutos. Sirve bem quente acompanhado de arroz ou macarrão oriental na manteiga. Se você tiver, pode adicionar ao tempero um pouco de gengibre descascado e cortado em tirinhas bem finas, isso dará um toque especial. Ou quando for servir, polvilhar um pouco de cebolinha em cima.

13 comentários:

  1. Oi,
    Fiz a carne, ficou muito gostosa, mas ficou salgada. O que fazer para que fique 100% legal?

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Pode usar a versão light do molho de soja, que tem menos sal. Ou usar um pouco menos de molho de soja.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. oi, fiz a carne ficou boa, porém muiiiiito salgada.
    eu temperei as tiras de carne antes de assar, pode ter sido isso que salgou a receita.?

    Laura Veloso

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura,
    o único tempero dessa receita é o shoyu. não precisa de mais nada.

    abs,

    André.

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome é samuel e kero fazer tbm mais so q eu naun kero fazer em tiras e sim o bife inteiros eu posso???????

    ResponderExcluir
  6. Oi Samuel,

    vc pode tentar fazer como bife, mas acredito que ficará um pouco mais difícil de dar o ponto certo, pois o fato da carne está em tirinhas, agiliza o seu cozimento, facilitar a penatração do shoyu para tempera-la e também a se misturar com a cebola. mas, acredito que vale a tentativa e não se esqueça de publicar aqui o resultado para todos nós.

    Abs,

    André

    ResponderExcluir
  7. da mesma forma, ficou muito salgada, devo diminuir o molho ou diluir em agua

    ResponderExcluir
  8. Oi Anônimo,

    vou rever a receita. e posto aqui depois.
    obrigado pelo comentário.

    Abs,

    André Dias.

    ResponderExcluir
  9. Gente... fiz a minha ficou perfeita, usei meio quilo de filé mignon, 03 colheres de amido, 02 de açúcar e fiz um contraste com o shoyu, metade shoyu e metade água, sendo assim não ficou salgado, mas sim uma delícia, igualzinho ao que comemos em restaurante de comida chinesa.

    ResponderExcluir
  10. Gente... fiz a minha ficou perfeita, usei meio quilo de filé mignon, 03 colheres de amido, 02 de açúcar e fiz um contraste com o shoyu, metade shoyu e metade água, sendo assim não ficou salgado, mas sim uma delícia, igualzinho ao que comemos em restaurante de comida chinesa.


    Juliane Maria.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela receita. Fiz e também ficou uma delíciaaa! Igual a do restaurante. Mas também dilui o shoyu na água. E antes de colocar a maizena, deixei ferver bastante (não gosto de carne crua) com um tablet de caldo de carne. Ficou uma delícia, obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Oi, André, fiquei com vontade de fazer! Só uma dúvida: pode ser coxão mole (também chamada chã-de-dentro)? Fico meio insegura quanto aos diferentes tipos de carne... Obrigada, abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi Laura,

    pode sim. pode usar qualquer carne macia e bem limpa com pouca gordura e livre de nervos.


    abs,

    André

    ResponderExcluir