Mais uma dica praqueles dias em que sua geladeira monta um complô contra você e te oferece nada mais que uns bifes e cebola. Como sempre falo, tenha sempre em mãos vários tipos de temperos, pois são nessas horas que eles nos ajudam, e muito, na improvisação de pratos simples e deliciosos como essa carne acebolada à moda chinesa. Ou como minha amiga Ilana fala “carninha chinesa”. Vale até comer com seus chopsticks!
CARNE ACEBOLADA À MODA CHINESA – 2 porções
4 bifes grandes cortado em tiras finas
2 cebolas grandes cortadas em tiras finas
1/2 xícara de molho de soja (shoyu)
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo
Esquente bem uma panela e ponha o óleo. Polvilhe a maisena na carne e misture bem para incorporar em todos os pedaços. Ponha a carne na panela e mexa rapidamente. A maisena ajudará a formar uma crosta no fundo da panela, fundamental para o molho. Mexa a carne até ela secar. Polvilhe o açúcar e continue mexendo até caramelizar toda a carne deixando-a levemente dourada. Isso também contribuirá para formar a base do molho com o grudado no fundo da panela. Adicione a cebola e refogue junto com a carne até começar a ficar transparente. Ponha o molho de soja e mexa bem raspando todo o fundo da panela. Tampe e deixe cozinhar por 2 ou 3 minutos. Sirve bem quente acompanhado de arroz ou macarrão oriental na manteiga. Se você tiver, pode adicionar ao tempero um pouco de gengibre descascado e cortado em tirinhas bem finas, isso dará um toque especial. Ou quando for servir, polvilhar um pouco de cebolinha em cima.
Oi,
ResponderExcluirFiz a carne, ficou muito gostosa, mas ficou salgada. O que fazer para que fique 100% legal?
Oi,
ResponderExcluirPode usar a versão light do molho de soja, que tem menos sal. Ou usar um pouco menos de molho de soja.
Abs!
oi, fiz a carne ficou boa, porém muiiiiito salgada.
ResponderExcluireu temperei as tiras de carne antes de assar, pode ter sido isso que salgou a receita.?
Laura Veloso
Oi Laura,
ResponderExcluiro único tempero dessa receita é o shoyu. não precisa de mais nada.
abs,
André.
ola meu nome é samuel e kero fazer tbm mais so q eu naun kero fazer em tiras e sim o bife inteiros eu posso???????
ResponderExcluirOi Samuel,
ResponderExcluirvc pode tentar fazer como bife, mas acredito que ficará um pouco mais difícil de dar o ponto certo, pois o fato da carne está em tirinhas, agiliza o seu cozimento, facilitar a penatração do shoyu para tempera-la e também a se misturar com a cebola. mas, acredito que vale a tentativa e não se esqueça de publicar aqui o resultado para todos nós.
Abs,
André
da mesma forma, ficou muito salgada, devo diminuir o molho ou diluir em agua
ResponderExcluirOi Anônimo,
ResponderExcluirvou rever a receita. e posto aqui depois.
obrigado pelo comentário.
Abs,
André Dias.
Gente... fiz a minha ficou perfeita, usei meio quilo de filé mignon, 03 colheres de amido, 02 de açúcar e fiz um contraste com o shoyu, metade shoyu e metade água, sendo assim não ficou salgado, mas sim uma delícia, igualzinho ao que comemos em restaurante de comida chinesa.
ResponderExcluirGente... fiz a minha ficou perfeita, usei meio quilo de filé mignon, 03 colheres de amido, 02 de açúcar e fiz um contraste com o shoyu, metade shoyu e metade água, sendo assim não ficou salgado, mas sim uma delícia, igualzinho ao que comemos em restaurante de comida chinesa.
ResponderExcluirJuliane Maria.
Obrigada pela receita. Fiz e também ficou uma delíciaaa! Igual a do restaurante. Mas também dilui o shoyu na água. E antes de colocar a maizena, deixei ferver bastante (não gosto de carne crua) com um tablet de caldo de carne. Ficou uma delícia, obrigada!
ResponderExcluirOi, André, fiquei com vontade de fazer! Só uma dúvida: pode ser coxão mole (também chamada chã-de-dentro)? Fico meio insegura quanto aos diferentes tipos de carne... Obrigada, abraço!
ResponderExcluirOi Laura,
ResponderExcluirpode sim. pode usar qualquer carne macia e bem limpa com pouca gordura e livre de nervos.
abs,
André