sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SALADA DE MACARRÃO COM ATUM E ERVILHAS CONGELADAS

Você em casa sossegadão e chegam amigos pra bater um papo e a fome aperta. Se você mora em uma cidade pequena como eu, sabe que são poucas as opções de delivery, e vocês já enjoaram de tudo ou quase tudo. Leve seus amigos pra cozinha e prepare essa receita em poucos mais de 10 minutos.

SALADA DE MACARRÃO COM ATUM E ERVILHAS CONGELADAS - 4 porções

1 pacote de macarrão parafuso (se for grano duro melhor)
2 latas de atum em conserva (ao natural ou ao óleo – evite os temperados ou com molho)
½ pacote ou 150g de ervilhas congeladas (não recomendo utilizar em conserva)
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Salsa desidratada (se tiver a fresca, melhor ainda)
Vinagre de arroz a gosto (ele é levemente doce e mais suave que os demais)
Azeite a gosto

Coloque 2 panelas no fogo com sal para cozinhar separado o macarrão e as ervilhas. Se você for ninja e conseguir cozinhar os 2 na mesma panela, recomendo deixar a água ferver e por as ervilhas, esperar ferver novamente e por o macarrão. Mas aviso que o tempo de cozimento dos dois não são iguais principalmente se o macarrão for de grano duro.
Voltando as duas panelas, ferveu a água, adicione separadamente em cada uma a ervilha e o macarrão, quando a água voltar a ferver conte para as ervilhas de 5 a 7 minutos. E pro macarrão, de 7 a 11 minutos. Prove cada um pra ter certeza do ponto correto. A ervilha não pode ficar amolecida demais.
Enquanto eles cozinham, em uma tigela esfarele com um garfo o atum e tempere com sal, pimenta do reino, salsa, azeite e vinagre. Misture bem. Escorra a ervilha e o macarrão e adicione na tigela e misture bem. Prove o tempero, ele deve ficar levemente picante e ácido. Se for preciso ponha mais tempero e mexa bem. Sirva quente ou frio. É um prato único, leve e perfeito pra um fim de noite entre amigos.



Um comentário:

  1. Essa salada de macarrão com atum e ervilhas é um
    muito bacana.Fiz e adorei e quem provou também.Para quem gosta de um vinho tinto como eu aconselho que não esqueça as taças.
    Parabens andre!!!

    Wellington Luna(Bahia)

    ResponderExcluir