terça-feira, 19 de janeiro de 2010

BROWNIE COM CASTANHA DE CAJU

Chocólatras tremei! Sinal máximo ligado, pois segue uma receita de brownie que vai deixar você louco. Em tempos remotos, fiz essa receita para 2 amigos e o desespero era tanto, que tirei antes do tempo certo do forno, e comemos com colher direto na forma, pois ele virou um enorme petit gateau. Crocante em cima, quente e cremoso no meio. É ou não é tudo de bom?!

BROWNIE COM CASTANHA DE CAJU – 8 a 12 porções

2 barras de chocolate de aprox. 180g (1 ao leite e 1 meio amargo)
5 ovos
250g de manteiga ou margarina
1 xícara bem cheia de açúcar (de preferência o cristal para formar uma crosta em cima do brownie)
1 xícara de farinha de trigo sem fermento
1 xícara de castanha de caju torrada (ou outro tipo de nozes)
1 colher de café de essência de baunilha
2 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó (se não tiver, não use achocolatado, pois ele não dará a intensidade de cor e sabor que queremos)

Quebre os chocolates em pedaços pequenos, não precisa ralar ou coisas do tipo. Misture com a manteiga e ponha no micro-ondas por 1 minuto e meio, parando na metade do tempo para misturar. Bata bem essa mistura até o chocolate se incorporar a manteiga derretida, formando um creme. Enquanto o chocolate derrete, misture os ovos com o açúcar e a baunilha, batendo levemente com um garfo ou batedor. Diferente dos demais bolos, o brownie é basicamente misturado e não batido, pois se bater muito ele vira uma bolo fofo, e não é isso que queremos. Agora acrescente o creme de chocolate aos ovos e mexa bem novamente, até incorporar tudo. Misture um pouco da farinha às castanhas, pois assim elas não descerão para o fundo da assadeira quando estiver assando. Ponha o resto da farinha e o cacau e mexa bem. Ponha em uma forma retangular untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido, em temperatura média por 20 a 30min (isso vai depender do seu forno, então após os 20min, faça o teste de palito: ele deve sair com alguns grumos, mas nunca molhado). Se você é uma pessoa má como eu, sirva com uma cobertura de Nutella...rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário