quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MOLHO DE CEBOLA CARAMELIZADA COM WHISKY

Tem quem as odeie, tem quem não ligue, e tem os que adoram. Pra mim cebolas são imprescindíveis em uma cozinha. Okay, okay...cruas são terríveis. Mas sempre achamos um jeito de acalmá-las e aproveitar os sabores e a texturas que os diferentes modos de utilização nos oferecem. Nesta receita busco acertar os segredos do sabor caramelizado e intenso do molho de cebola do TGI Friday`s. Será que eu acertei?

MOLHO DE CEBOLA CARAMELIZADA COM WHISKY – 8 porções

4 cebolas grandes picadas em cubinhos
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga ou margarina
¾ xícara de chá de açúcar
½ xícara de vinagre balsâmico (não pode ser outro, se não tiver, pule esse ingrediente)
Sal, noz moscada e pimenta do reino ao gosto
½ xícara de whisky (não precisa ser aquele 15 anos, mas que seja ao menos um importado 8 anos)

Em uma panela ponha as cebolas, o açúcar, o vinagre e a manteiga. Mexa bem e deixe cozinhando até o vinagre e o açúcar começarem a caramelizar. A partir desse momento, vá observando e mexendo de vez enquando. Quando a cebola estiver transparente, cozida e em um tom âmbar escuro, e o caramelo estiver começado a engrossar, é hora de temperar com sal, noz moscada e pimenta. Mexa bem e prove o tempero, ajustando-o se necessário. Acrescente o whisky de uma vez só e com cuidado, pois ele vai fazer o caramelo borbulhar e criar uma nuvem de vapor. Espere o vapor acabar e mexa bem para dissolver todo o caramelo misturando-o com o whisky. Deixe apurar mais um pouco e apague o fogo. O molho está pronto e pode servi-lo quente ou frio, acompanhando carnes (bovina, aves e suínos) e queijos grelhados ou assados. Após esfriar pode conservá-lo em geladeira, em pote fechado por até 10 dias (em casa nunca durou mais que isso). E neste caso, basta por no micro-ondas por 30 a 60 segundos, acrescentando um pouquinho de água se necessário e mexendo bem para que a gordura que cria em cima, volte a se incorporar.

4 comentários:

  1. Olá ...
    Deu aguá na boca eu adoro cebola e essa deve ficar divina , e com certeza vai ser a minha proxima aventura gastronomica...tb tenho um blog estou começando está no começo mais sempra trabalhei com gastronomia tenho um rotisserie ...de uma passada ´por lá espero que goste ...www.elcocinero77.blogspot.com

    Abraços !!!

    ResponderExcluir
  2. Fiz essa receita maravilhosa com purê de mandioquinha e chuletas, ficou maravilhoso.
    Eline

    ResponderExcluir
  3. Oi Eline,
    Fico feliz que tenha gostado.
    Manda a receita de chuletas com purê de mandioquinha pra gente postar aqui.

    Abs.

    André

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parabéns receita nota 10!!!

    ResponderExcluir