sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

SOPA RÁPIDA À MODA ORIENTAL

Tava chegando de viagem por esses dias e a minha geladeira, é claro, estava quase zerada. Bateu a fome, e como a preguiça de pedir um delivery era enoooorme, dei uma olhada rápida na geladeira e armários para ver temperos e ingredientes disponíveis. E eis que surgiu em minha mente uma sopinha básica e fácil de fazer. O sabor ficou 10! Uma excelente opção contra o infame miojo nosso de cada dia!

SOPA RÁPIDA À MODA ORIENTAL - 1 porção

1 cubo de caldo de camarão (pode ser de carne, frango, peixe ou legumes - o de frango com vinho é péssimo!)
300ml de água
3 pedaços de brócolis congelado (nunca deixo faltar no freezer)
½ pacote de macarrão oriental tipo noodles (no desespero, use miojo!)
1 pitada de pimenta do reino moída
Gotas de vinagre (de preferência de arroz, pois é suave e levemente adocicado)
½ colher de sobremesa de amido de milho (maisena) dissolvida em um pouco d’água
Salsa desidratada (opcional)
1 ou 2 gotas de óleo de gergelim (isso faz toda a diferença na receita, e bastam poucas gotas mesmo)

Descongele o brócolis no micro-ondas por 2 minutos na potência máxima. Ponha a água em uma panela e esfarele o cubo de caldo de camarão (prefira aqueles que têm menos sal e gordura como os da linha Vitale da Knorr). Tampe e deixe ferver. Retire o brócolis e deixe esfriar um pouco. Se você tiver uma tesoura culinária pique o brócolis ainda quente, senão espere esfriar e pique à moda antiga com uma faca mesmo.
Junte o brócolis e o líquido que formou no descongelamento ao caldo fervente, ponha o macarrão e a pitada de pimenta do reino e mexa bem até o macarrão se soltar todo. Agora basta esperar os minutos necessários pro macarrão cozinhar (veja na embalagem – no geral demoram de 3 a 10min). Para provar o ponto do macarrão, retire um fio com um garfo e morda-o, veja se está no ponto que você gosta. Agora coloque a maisena dissolvida em um pouco de água e mexa bem, isso vai encorpar o caldo. Adicione umas gotas de vinagre e óleo de gergelim e sua sopa está pronta. Se tiver salsa desidratada perdida em alguma gaveta, pode adicionar um pouco também, isso vai ajudar no visual da sopa. Se vc curte se arriscar, e tem uns amendoins ou castanhas de caju perdidas no fundo do armário, jogaria umas poucas e boas por cima da sopa e seria crocantemente muito mais feliz! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário