Era um belo domingo de sol e fomos convidados a curtir a piscina da casa de uns amigos. Excelentes anfitriões e exigentes comensais. E para o tradicional almoço de família a Edna, nossa querida anfitriã, preparou um prato de uma simplicidade e sabor inigualável que ela aprendeu com um chef português em uma viagem à Paris. Filet mignon ao forno com creme. Absolutamente fantástico! Dissolve na boca! E assim como o chefe português, ela me passou a receita e os segredos desse prato. E agora, eu o divido com vocês. Pardon, Edna!
FILET AO FORNO COM CREME – 6 a 8 porções
1 peça de filet mignon bem limpa e inteira (não tente fazer com outro tipo de carne!)
1 garrafa de creme de leite fresco (neste caso, não dá pra usar o de caixinha, okay?)
2 ou 3 cenouras grandes descascadas e cortadas em tiras
1 caixa de bacon em fatias
5 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos grandes (eu prefiro usar batatas pequenas, bem lavadas, cortadas em 4 e com a própria casca)
Noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto.
1 folha de louro
Azeite
Papel alumínio
Pegue o filet e faça cortes de aproximadamente a cada 2cm, ao longo de toda a peça, como se fosse fazer medalhões, mas sem cortar até o fim, para que ainda seja uma peça só. Tempere bem esse filet com sal, pimenta e noz moscada, inclusive nas cavidades da carne. Deixe descansar um pouco. Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220 graus). Divida as tiras de bacon na metade do comprimento. Unte uma assadeira com um pouco de azeite e coloque a carne. Ponha um pedaço de bacon e uma tira de cenoura em cada cavidade da carne. Regue a carne com um pouco mais de azeite. Em volta dela ponha o restante da cenoura e das batatas, tempere-as com um pouco mais de sal, pimenta e noz moscada. Agora, finalize derramando o creme de leite por cima de toda a carne. Cubra com papel alumínio e deixe assar coberta por cerca de 40min, depois retire e deixe dourar por mais uns 10 a 15 minutos. Sirva ainda quente com arroz branco, salada verde, ou uma massa passada na manteiga.
Na última vez que fiz esse prato, me empolguei um pouco e acrescentei alecrim desidratado ao tempero (noz moscada e pimenta do reino) e ficou muito bom. Mas tanto a noz moscada quanto o alecrim devem ser usados com parcimônia, senão estragam qualquer receita.
ResponderExcluirAmigos(as),
ResponderExcluirSei que vários de vocês estão encontrando dificuldade em acertar o ponto dessa carne utilizando o forno elétrico.
Eu mesmo, uma vez utilizei esse tipo de forno e não acertei o ponto.
Mas como cada forno é diferente do outro, independente de ser a gás ou elétrico, o importante é testar e ver se toda a água do creme de leite se evapora e deixa o molho bem cremoso.
E ver se as batatas estão cozidas "al dente" e levemente douradas.
Assim como a carne que deve ficar assada por completa, bem macia e levemente tostada nas bordas. Para agilizar o processo de cocção, usei o tostador do forno elétrico e temperatura máxima.
Se mesmo assim, o molho não ficar encorpado, uma solução é por todo o molho em uma panela e fervê-lo até ele reduzir e ficar encorpado e cremoso.