sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

BOLINHOS FRITOS DE TAPIOCA COM QUEIJO

Como eu costumo receber amigos em casa pra tomar uns drinks, falar mau dos que não vieram e outras coisas do tipo. Sempre tenho guardado no fundo da geladeira esses bolinhos que viraram hit nas festinhas aqui em casa. Meio croquete, meio pão de queijo, e pra quem conhece, meio tapioca de massa alta. Essa receita é mais que simples, é barata e rápida de fazer. Ou seja, imperdível!


BOLINHOS FRITOS DE TAPIOCA COM QUEIJO - 40 a 60 unidades


500g de tapioca (em bolinha da YOKI)
200g de queijo parmesão ralado (prefiro a marca VIGOR, dá um melhor sabor)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 litro de leite fervendo
sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto.
óleo para fritar


Misture a tapioca com o queijo e tempere a gosto. Ponha o leite pra ferver com a manteiga. Quando ferver acrescente o leite a tapioca e mexa rapidamente para não formar grumos, até a tapioca absorver todo o leite. Antes de esfriar passe a massa para uma forma antiaderente ou outra levemente untada com óleo. Espalhe de maneira uniforme e deixe secar por 1 hora ou ponha na geladeira por 20min. Corte em cubos ou bastões e frite em óleo bem quente. Escorra em papel absorvente e sirva os bolinhos quentes com geleia de pimenta. Ficam divinos e combinam com qualquer bebida!

3 comentários:

  1. Nossa! parece ser uma delicia. A Tapioca que voce fala é o sagu? No Pará chamamos farinha de tapioca. Gostaria de fazer e me deliciar.

    ResponderExcluir
  2. Esta receita e tentei fazer de improviso e deu certo.
    Bolo de bagaço de soja
    Posted in Marcadores: Bolo de Okara(Bagaço) de soja | às 13:36
    Ingredientes:
    - 3 ovos
    - 2 x de acucar
    - 2 x e meia de farinha de trigo
    - 2 colheres(sopa) chocolate em pó
    - 1 x de leite
    - 150grama de bagaço de soja(em japonês e okara), encontra-se em loja que vende tofu, aqui no Japão tem nos supermercados.
    - 200 gramas de margarina
    - 1 colher(sopa) de fermento
    - sal a gosto
    -1 colher(sopa)de coco ralado
    Modo de Fazer:
    Bater o acucar e margarina ate ficar cremoso, acrescente o ovo e o bagaço de soja, misture ate a massa ficar homogénea, acrescente o leite aos poucos e o trigo, acrescente o coco ralado, sal a gosto, chocolate em pó e o fermento. Unte uma forma e asse c/ a temperatura de 160 graus em mais ou menos 60minutos.
    By: Renedi Lisboa

    ResponderExcluir
  3. Não é sagu não. No Ceará chamamos de goma de tapioca, que é como se fosse um polvilho bem úmido, mas aqui no Sudeste não achamos desse jeito. Mas a Yoki vende uma versão que são umas bolinhas tipo sagu, mas que é específica para tapioca.

    ResponderExcluir