sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

RISOTO DE CAMARÃO

Aprendi a gostar de risotos aqui em SP. Mas não consigo entender como tudo, absolutamente tudo aqui tem que ter muito queijo. Okay, meu paladar desde muito cedo repulsou o que era lácteo. Ou seja, leite, queijos, manteigas, cremes e etc. Aos poucos o fui reeducando, e já tolero ou saboreio algumas coisas em maior ou menor grau. Mas, independente de minha intolerância, observo que há um exagero no quesito queijo. Não há como deixar de compará-lo a famigerada azeitona, eles tomam o gosto de tudo, inclusive de uma simples e singela casquinha de caranguejo, que aqui sempre vem sufocada por uma camada dura e oleosa de queijo gratinado. Pra mostrar que há uma outra possibilidade, segue uma receita de risoto de camarões à moda nordestina (of course!), em que o queijo e o creme de leite são deixados completamente de lado sem comprometer o sabor e a leveza deste prato que é alvo de elogios todas as vezes que o faço. Se você tiver uns camarões perdidos no fundo do freezer, ressuscite-os!

RISOTO DE CAMARÃO - 6 a 8 porções

500 gr de camarão sem casca e cabeça
250g de arroz arbório (ou do que vc tiver no armário - só não vale o integral ou parboilizado pq eles não soltam amido)
Azeite
1 copo de vinho branco (se não tiver um parado na sua geladeira, descola uma vodka ou cachaça)
1 cebola bem picada
1 litro de caldo de camarões ou de legumes (2 ou 3 cubos dissolvidos em 1 litro de água quente)
1 garrafa pequena de leite de coco
Coentro picado (é fundamental, pode perder o preconceito e não troque-o por salsa!)
Sal e pimenta do reino a gosto

Tempere o camarão com sal e pimenta. Frite a cebola no azeite, até começar a ficar transparente, junte o arroz (sem lavar), acrescente o vinho e mexa até evaporar. A partir de agora coloque o caldo aos poucos,  mexendo sempre, até quase secar, então vá pondo mais caldo, até o arroz ficar quase completamente cozido e solte bastante amido, ficando bem cremoso. Neste momento acrescente o camarão e o leite de coco.  Mexa bem e deixe o camarão cozinhar. Prove o sal e salpique o coentro e misture. Sirva imediatamente. Mas lembre-se, o arroz tem que ficar "al dente", ou seja, cozido por fora e levemente duro por dentro. E pra ter certeza desse ponto, basta ir provando-o ao longo da execução da receita.

3 comentários:

  1. Caraca André, ano novo, sempre a mesma promessa de emagrecer e vc me vem com esse convite para ver teu blog! Sacanagem!!! Kkkkk!!! Fiquei com água na boca nesse arroz de camarão!!! Vou fazer com certeza!!! Bjus e feliz 2010! Tudo de bom! Josy (da Unifor).

    ResponderExcluir
  2. André; adoramos sua receita deste risoto de camaroes sem queijo! Salvou nossa vida nesta noite de sábado aqui no Guarujá.... Todos ficaram felizes e satisfeitos e claro tive que fazer as honras de apresentar e divulgar a vossa autoria a todos!
    Um forte abraço.
    Christiano Bimonti

    ResponderExcluir
  3. Chris,

    vc tá pilotando o fogão agora? good boy! gostei de saber!
    divirta-se com minhas receitas.
    aliás, essa vc já provou em casa com certeza, né?

    Abs,

    André

    ResponderExcluir