terça-feira, 2 de março de 2010

STROGONOFF DE CARNE

Sexta passada foi o dia do strogonoff! Pediram pra eu fazer no almoço aqui no escritório. Aproveitei e usei minha panela elétrica e então foi rápido e fácil. E a noite, levei minha amiga Bell no supermercado, pq ela está temporariamente sem carro (bateu na véspera do carnaval) e chegando lá ela me diz que vai fazer strogonoff pro filho e namorido, e me pediu uma receita. Então, para todos aqueles que acham que strogonoff é apenas carne com creme de leite...rs, segue a receita que aprendi no final da adolescência.

STROGONOFF DE CARNE – 4 porções

1 kg de carne em tirinhas (filet mignon ou patinho)
3 caixinhas de creme de leite ou ½ garrafa de creme de leite fresco (se usar o de caixinha não pode deixar o molho ferver)
1 colher de sopa de molho inglês (fundamental)
6 a 8 colheres de sopa de catchup
3 a 4 colheres de sopa de mostarda amarela comum (se for usar dijon, use menos pq é mais concentrada)
Sal e pimenta do reino ao gosto
Azeite ou óleo para dourar a carne
1 boa dose de bebida (vodka, vinho seco ou conhaque)
200g de champignon em conserva fatiado

Esquente bem a panela, ponha a azeite e acrescente a carne, sem mexer muito e deixe dourar bem. É importante dourar todos os lados das tiras de carne. Isso requer um pouco de paciência. Então, deixe dourar bem um lado e só então mexa para dourar o outro. Se mexer muito no começo do processo, a carne criará muito caldo, demorando para dar o ponto certo. Quando a carne ficar completamente assada e dourada de todos os lados, e o fundo da panela queimado, acrescente a bebida e raspe todo o fundo da panela para soltar bem tudo. Esse grudado é a base do molho e dá o sabor que todo strogonoff deve ter. Adicione o molho inglês, o ketchup, a mostarda, os champignons, o sal e a pimenta mexendo bem para envolver toda a carne. Acrescente o creme de leite e mexa bem, se for o de caixinha, vc deve abaixar o fogo, pois ele não pode fever, prove os temperos e corrija-se necessário. Se for o creme de leite fresco, mantenha o fogo alto e deixe ferver até engrossar. Só então prove os temperos. Sirva acompanhado de arroz branco e a indefectível batata palha, ou batata sauté, ou melhor de tudo, junto com uma massa cozida.

Um comentário:

  1. Amo vcs... amo a amizade de vcs.. a cia... o humor...e é claro, a sua comida!!!
    a receita arrasou lá em casa!
    bjaooo
    Bell

    ResponderExcluir