quarta-feira, 3 de março de 2010

ARROZ COM LINGUIÇA E FEIJÃO PRETO by blog Elvira`s Bistrot

Essa receita eu vi no blog da Elvira, uma blogueira açoriana, que eu sigo e que publica receitas lusitanas bem interessantes. Mas essa receita tem inspiração brasileira e um toque inusitado do uso da canela em pau. Para quem como ela é louca por arroz e feijão, fica a dica desse prato que realmente é a cara do Brasil. Como nosso português é ligeiramente diferente do lusitano, fiz uma “livre adaptação”, mas quem quiser ver a receita original e virar seguidora da Elvira, segue o link (http://elvirabistrot.blogspot.com/2010/02/arroz-de-salsicha-com-feijao-preto.html). E para retribuir a receita de arroz com feijão publiquei minha receita de baião de dois. Mais brasileiro impossível!

ARROZ COM LINGUIÇA E FEIJÃO PRETO by blog Elvira`s Bistrot – 6 porções

50g de margarina
250g de linguiças toscana em rodelas (do lado de lá, eles chamam linguiça de salsicha)
125g de cenoura ralada grosseiramente (1 cenoura média)
125g de couve manteiga cortada em tirinhas bem finas
1 lata pequena de feijão preto (lata de 400g ou faça seu próprio feijão)
600 ml de água fervente
1 pau de canela
Sal ao gosto
1 pitada de noz-moscada ralada
300 g de arroz agulhinha
2 a 3 colheres de sopa de milho doce de conserva, lavado e escorrido (no Brasil não temos milho doce, use o milho verde mesmo)
Cebolinha picada ao gosto (lá eles chamam de cebolinho, creio que seja o mesmo que nossa cebolinha)

Lavar e escorrer o feijão preto. Reservar. Aquecer a margarina num tacho (panela). Juntar as rodelas de salsicha (linguiça) e dourar de todos os lados, mexendo com frequência. Adicionar a cenoura ralada e a couve. Refogar até a couve começar a murchar. Juntar o feijão preto e regar com a água. Introduzir o pau de canela. Temperar com sal e a noz-moscada. Envolver (mexer) e levar a ferver. Adicionar o arroz e misturar. Cobrir com uma tampa e cozinhar em lume (fogo, chama) brando (baixo) até o arroz ter absorvido o líquido (13-15 minutos). Juntar o milho e misturar com um garfo. Polvilhar com cebolinho (cebolinha) picado à gosto e servir de seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário