quarta-feira, 3 de março de 2010

BAIÃO DE DOIS DE PRAIA

Confesso! Não sou grande fã de comidas regionais, nem mesmo das cearenses. Mas, como exceção à regra, esse baião de dois me conquistou por sua leveza e cremosidade. Fica perfeito para comer com peixe na beira da praia, curtindo a brisa, com o pé na areia e tudo mais. Quem tiver a oportunidade de ir conhecer a praia de Redonda (http://www.ferias.tur.br/fotos/1390/icapui-ce.html), em Icapuí, quase na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, verá que ele é servido dessa forma. Aproveito para avisar que existem muitas versões desse prato que é quase um risotto nordestino, bem rústico e que pode levar também nata, pedaços de queijo coalho, leite, carne de sol desfiada e manteiga de garrafa, sendo esses ingredientes mais típicos do sertão. Nada contra o sertão, que adoro e frequentei bastante na infância e adolescência, mas prefiro o baião do litoral. Tanto que, quando meu amigo Marcos veio dos EUA nos visitar e me pediu comida regional, o menu era exatamente esse: peixe frito e baião. E para os curiosos sobre como surgiu o nome desse prato, dizem que ele é originado do ritmo “baião” (que originou o forró) e por ser feito basicamente com “dois” ingredientes (arroz e feijão) bem misturados. Sendo assim, uma “dança” ou mistura desses ingredientes. Chame os amigos, junte a família e curtam mais esse baião (e viva Luiz Gonzaga!).

BAIÃO DE DOIS DE PRAIA – 8 porções

1/2 kg de feijão de corda (também conhecido como feijão fradinho ou caupí)
100 g de linguiça calabresa
½ maço de coentro e cebolinha (cheiro verde) bem picado
1 cebola grande picada
2 pimentas de cheiro fatiado finamente (opcional)
1 pimentão verde picado
4 a 6 dentes de alho
1/2 kg de arroz agulhinha
1 garrafa de leite de coco (200ml)
2 colheres de óleo ou azeite de oliva

Na panela de pressão, ponha o feijão escolhido e lavado, acrescente água até cobrir o feijão com 3 dedos de água, ponha sal e tampe. Depois que pegar pressão cozinhe por cerca de 30 minutos (ele não deve estar completamente cozido). Retire a panela do fogo e ponha em baixo da torneira e deixe esfriar com água corrente. Somente então destampe. Separe o feijão do caldo e mantenha o caldo quente, pois será usado no cozimento do arroz. Ponha mais água para ferver. Em outra panela aqueça o azeite/óleo e refogue bem a linguiça, quando ela mudar de cor, acrescente o alho e deixe dourando mais um pouco. Junte a cebola, pimenta, pimentões e refogue. Acrescente o arroz cru e refogue mais um pouco, junte o feijão pré-cozido e vá adicione o caldo de feijão fervente até cobrir tudo com aproximadamente 3 dedos de caldo (se preciso acrescente água fervente). Tampe e deixe cozinhando por aproximadamente 15 minutos. Quando o arroz e o feijão estiverem quase cozidos, prove o sal, se necessário acrescente mais junto com o leite de coco e misture bem. Tampe e deixe de terminar o cozimento. Quando for servir, misture ao baião ainda quente o coentro e a cebolinha. É um excelente acompanhamento para carne, frango ou peixe assado ou ao molho.

2 comentários:

  1. Olá André,

    Fico muito feliz por você ter gostado da receita. Arroz com feijão, acho que é uma comida que reúne todos os lusófonos do mundo. Sem dúvida que um dia farei esse baião de dois que me parece também delicioso. :)

    Abraços dos Açores.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Elvira! E além de compartilharmos a mesma língua podemos compartilhar nossas receitas típicas e celebrar as diferenças regionais e costumes.
    Abs!

    ResponderExcluir