domingo, 14 de março de 2010

CEVICHE

Para quem como eu, curte uma comida japa, crua e fria. Os ceviches são uma novidade andina refrescante, leve, e bem temperadas que seguem o mesmo estilo. O toque diferente é que nesse caso o peixe fresco é marinado e levemente “cozido a frio” em um meio ácido (geralmente usa-se suco de limão). Pode ser servido como entrada ou prato principal, neste caso é tradicionalmente acompanhado por salada verde ou batatas-doce cozidas e frias. Pegue uma faca bem afiada e mande ver!

CEVICHE – 6 porções

½ kg de filet de peixe branco fresco (de preferência do mar e nem tente usar peixe congelado)
Suco de 3 limões comuns (o chamamos no Brasil de limão no resto do mundo é chamado de lima, mas tb não confunda com a lima da pérsia)
Suco de 1 limão siciliano (este é mais leve e adocicado)
1 cebola roxa picada bem fina
½ maço de coentro picado (somente as folhas
½ colher de sobremesa de gengibre ralado
4 colheres de sopa de azeite de oliva (extravirgem de preferência)
Sal ao gosto
1 pimenta vermelha picada finamente e sem sementes (opcional)

Corte o peixe em cubos pequenos e misture com o suco dos limões. Deixe marinando por 20 a 30 minutos, ou até que o peixe fique esbranquiçado e bem macio. Escorra todo o líquido que formou e misture os temperos restantes junto com o peixe. Deixe tomar gosto por mais uns 20 minutos na geladeira. Servir frio em cumbuquinhas individuais. Se desejar fazer um ceviche misto com outros frutos do mar (camarões, vieiras, etc), estes devem ser cozidos no vapor e adicionados frios no final da preparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário