quinta-feira, 11 de março de 2010

MARQUISE DE CHOCOLATE AO FORNO

Tempos atrás comprei uma pequena coleção de livros de receitas da chef argentina Pia Fendrík. Confesso que o livro de doces a base de chocolate é o melhor de todos da coleção. Mas somente ontem tomei coragem e resolvi fazer uma das suas receitas, no jantar improvisado que fizemos para botar o papo em dia com nossos queridos amigos Kleber e Adriano. Por ser a primeira vez que executei a receita, creio que não ficou 100% igual à foto (rs...acontece!), já que se formou uma crosta crocante por fora, algo semelhante a um brownie, mas dentro ficou cremoso e liso como deveria ser. Da próxima vez vou tentar fazer em banho maria, pois acho que meu forno mesmo no mímimo ainda é muito forte pra dar o ponto dessa receita. A textura correta é para ficar algo semelhante a um pudim bem denso e cremoso. Quem quiser testar e me dizer se acertou o ponto, fique à vontade.

MARQUISE DE CHOCOLATE AO FORNO – 8 porções

400g de chocolate (1 barra ao leite e 1 meio amargo)
1 xícara de açúcar mascavo (se não tiver use o comum mesmo)
120g de manteiga
100ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de farinha de trigo
5 ovos

Em fogo baixo derreta o chocolate, o açúcar, o creme de leite e a manteiga. Misture bem para criar um creme bem homogêneo. Em outra vasilha bata bem os ovos com a farinha (a receita diz para tomar cuidado para não empelotar. Sinceramente, é impossível não empelotar, mas bater bem ajuda a minimizar o problema). Misture o creme de chocolate com o de ovos e misture bem. Forre uma assadeira retangular e alta com papel alumínio untado com manteiga. Ponha a massa e asse em forno pré-aquecido por 1h em fogo baixo (160 graus). Desenforme e leve a geladeira para gelar.

3 comentários:

  1. Ontem refiz a receita em banho maria, em forno alto, por 1h 30h e ficou com a cara da foto do livro.

    Pro banho maria lembre-se de usar água fervente.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Olha André... quero provar a receita com a cara da foto, mas não posso deixar de afirmar que a primeira tentativa ficou deliciosa. Amei!
    Beijão,
    Adriano

    ResponderExcluir