segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CUPCAKE DE CHOCOLATE DE MICRO-ONDAS

Nossa inseparável amiga Bell, chegou lá em casa meses atrás louca por um doce. Pirou, pirou, pirou e disse que tinha visto uma receita de Cupcake de micro-ondas no Mais Você. Como era de chocolate, me dignei a levantar do sofá e assistir a cena, dela e do Anderson, tentando a tal receita. Acreditem somente a promessa de um doce de chocolate express também faria o Anderson se levantar do sofá. O esforço e pensamento positivo deles valeu a pena, ficou gostoso e realmente foi rápido. 2 minutos de pré-preparo, 3 de micro-ondas e voilá! Bolinho de chocolate na caneca, quentinho e saboroso! E o melhor de tudo, você vê o bolo crescendo rapidamente dentro do forno, assim como sua gula! rs

CUPCAKE DE CHOCOLATE DE MICRO-ONDAS – 1 porção

1 ovo pequeno
4 colheres de sopa de leite
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa rasas de chocolate em pó (só em último caso tente usar Nescau ou similares)
3 colheres de sopa rasas de açúcar (por mim usaria até um pouco menos)
4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo (prefira a com fermento e pule o ingrediente seguinte!)
1 colher de café de fermento em pó
1 caneca de porcelana grande

Ponha o ovo na caneca e bata bem com um garfo. Acrescente os demais ingredientes líquidos e volte a bater bem. Junte os ingredientes secos e bata novamente. Ponha no micro-ondas por 3 minutos na potência máxima. Coma na caneca mesmo. Mesmo sendo uma receita pros momentos de desespero (rs), você pode improvisar uma cobertura. Mas o bacana é comer o bolinho ainda quente. No site do Mais Você (http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Doces_Sobremesas/0,,REC30045-7778-32+BOLO+DE+CANECA+DE+MICROONDAS,00.html) eles também dão uma receita de calda pro bolo, mas eu não curti muito, então resolvi não publicar.

PS: para que ainda não sabe, colher RASA (de sopa, sobremesa, café ou chá) é a quantidade de ingrediente que fica na colher depois que vc passa uma faca para tirar o excesso do referido ingrediente.

71 comentários:

  1. Querido...
    como seria a versao petit gateau desse bolo???
    Quero um petit de microondas!!!
    Bjossss
    p.s. bateu a loucura do doce e vim relembrar como era a receita!! rs...

    ResponderExcluir
  2. Era tudo que eu precisava!!!
    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Saskia,

    já fizemos essa receita algumas vezes e ela nunca transbordou. Na realidade ela cresce para fora da caneca, mas fica firme. Depois que esfria baixa um pouco, mas nunca transbordou. Talvez sua receita tenha ficado muito líquida ou a sua caneca era pequena para a receita.
    Mas de qualquer forma uma dica que uso para fazer souflés: ponha uma tira de papel manteiga em volta da forma/caneca, presa por um durex. Assim o que subir, vai ser direcionado e suportado pelo papel.

    ResponderExcluir
  4. adooorei a receita é super facil e rapida pra fazer. meu nome é marcia deu aquela vontade louca de comer chocolate....

    ResponderExcluir
  5. vou experimentar essa receita hoje e se der tudo certo, vai para minha casa de chá... volto p falar o resultado.

    Joana Loureiro

    ResponderExcluir
  6. Marcia e Joana,

    Fico super feliz q vcs estejam testando a receita em casa. Esta receita serve praquelas horas que bate uma vontade louca de comer um bolinho de chocolate quentinho. A textura nunca fica igual a de um bolo feito no forno convencional, mas como já foi dito, serve muito bem pras "emergências"...rs.

    Abs,

    André

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não sou boa na cozinha, mas não ficou bom. Cresceu e derramou um pouco mas este não foi o problema, a caneca devia estar pequena. Eu não tinha leite de vaca e usei o leite de soja (Ades), os ingredientes estavam novos, o açucar era cristal, então coloquei uma colher a menos. E aí ficou borrachudo demais. Será que esse meu "jeitinho" complicou?

    ResponderExcluir
  8. Oi Anônima,

    Não fique preocupada. Cozinhar é sempre um risco, na primeira tentativa podemos falhar. Mas essa receita não têm muitos mistérios, talvez tenha usado uma caneca pequena e o leite de soja, não tem gordura suficiente para ajudar a dar a textura correta. Mas como já falei anteriormente, a textura desse bolinho de micro-ondas, nunca vai ser igual a de um bolo feito em forno à gás.
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre façoi a receita conforme manda o script, mas o meu sempre fica borrachudo e ruim. Minha caneca não é pequena e nem nada.
    Oque será que aconteceu?

    Júlia

    ResponderExcluir
  10. Oi Júlia,
    Entendo seu dilema.
    Quanto a textura borrachuda ela ocorre pq é feito no micro-ondas. Como já falei nos comentários passados, a textura fica diferente do petit feito em forno convencional. Tem gente que não liga pra isso, e gosta da receita pq ela é rápida e prática. Perfeita para quem tá louco por um bolinho de chocolate quentinho, feito em poucos minutos.
    Mas para quem quer um petit douradinho por fora, macio e cremoso por dentro, não tem saída. Tem que fazer a receita original e assá-lo no forno a gás e esperar os 15 min pra ele ficar pronto (preparo e forno).

    ResponderExcluir
  11. ...ou o meu microondas é de uma geração diferentes,
    pq em 3 min saiu muita fumaça e uma massa carbonizada de dentro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Anônimo,

    De um modo geral os tempos utilizados em qualquer receita se referem a uma média, já que pode haver pequenas diferenças nas temperaturas entre diferentes marcas e modelos de fogões, fornos a gás, fornos elétricos ou micro-ondas.

    Acredito que para carbonizar em 3min algo em estado líquido, seu micro deva ser realmente muito potente, ou está desregulado, ou possui dourador e ele foi ativado, mesmo não sendo necessário seu uso.

    Recomendo que fique de olho se o tempo de cozimento indicado é ideal para o seu forno ou fogão. Mas fica aqui a dica, quando vc faz uma receita pela primeira vez. Pois, de fato, pode ser preciso menos ou mais tempo que o descrito na receita.

    Abs!

    André

    ResponderExcluir
  13. Fiz ontem e ficou muito bom, porém "inovei" e troquei 2 colheres de açucar por chocolate e ele ficou bem forte, muito bom, obrigada pela receita!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Maro,
    gostei da sua versão "strong", pq muito açúcar é para os fracos! rs

    Abs,

    André

    ResponderExcluir
  15. acabei de fazer, como não tinha chocolate, fiz com toddy :P
    ficou uma delicia, super fofinho...
    humideci e coloquei nozes por cima... ficou maravilhoso...
    obrigado pela receita :)


    att

    Luinni

    ResponderExcluir
  16. Gostei, usei nescau e um pouco menos de açúcar, numa caneca de exatamente 300ml e os 3 minutos no meu microondas foram o tempo certo para dar uma leve transbordada, bem de leve mesmo, deve ser o ovo meio grande, sei lá. Minha falta de prática fez umas pelotas de farinha, mas isso eu corrijo na próxima vez.

    ResponderExcluir
  17. legal mais eu achei muita coisa não da pra diminuir isso?

    ResponderExcluir
  18. Oi Natasha,

    dá pra diminuir sim! q tal vc fazer um teste e mandar pra gente? iamos adorar.

    bjus,

    André

    ResponderExcluir
  19. Bom, o que não foi dito é o quão rasas devem ser as colheres.
    Eu fiz segundo a minha consciência do que é "raso" e ficou seco, queimado e duro. (isso mesmo, tudo isso num bolo só.)
    Então, fuçando por aí, descobri o problema...
    O segredo é esse: A "RASURA"!
    O ideal é colocar na colher e passar uma faca (ou qualquer coisa reta) em cima, derrubando qualquer "morrinho" que tenha se formado.
    Pronto, fiz isso uma única vez e deu certíssimo!
    Contra todas as outras (talvez dez) receitas erradas!
    Abraços
    sibelilamarque@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Sibeli,
    Desculpe se não expliquei o que seria uma colher rasa. De fato ela é quantidade que fica na colher quando vc passa uma faca. E vc está de parabéns, viu q tava alguma coisa errada e foi buscar a informação que não sabia e diferente da maioria não colocou a culpa na coitada da receita...rs

    abs,

    André

    ResponderExcluir
  21. Sibeli,
    para resolver de vez o problema da RASURA (rs) expliquei tudo num "post scriptum"

    abs,

    André

    ResponderExcluir
  22. procura o petit no bills food

    ResponderExcluir
  23. Muito bom... coloquei 5 colheres de achocolatado em pó no lugar do açúcar e do chocolate em pó e ficou delicioso. Gostei da textura tbm, parábens pela receita!

    ResponderExcluir
  24. Olá andré eu fiz .. a primeira vez ficou Bolachudo
    mas ja na segunda ficou bem melhor..
    Improvisei Uma cobertura, pois estava sem o material em casa.. e ficou gostoso
    Obrigada pela dica beijo

    ResponderExcluir
  25. me deu uma vontade louca de comer um cupcake e achei esta receita a mais interessante li as variações pelos comentários e são estimulantes!!!

    ResponderExcluir
  26. esse ovo é inteiro: clara e gema ?

    ResponderExcluir
  27. VOU TENTAR E JÁ VOLTO. espero que fique gostoso >.<

    ResponderExcluir
  28. primeira tentativa ficou terrível, mas acho que foi pq acrescentei chocolate branco. segunda tentativa ficou melhor, com carinha de bolo mas borrachudo e com gosto ruim. não farei novamente :/

    ResponderExcluir
  29. ai... acabei de fazer, pela primeirissima vez! E... ficou m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! que delicia! Porem... eu puz 1 colherzinha de maizena, para que ele ficasse bem fofinho... foi so isso! ficou fofo, lindo e cheiroso, e gostoso! amei! Ai, ai.. nao quero mais outra vida! hahaha... otima pedida, para as visitas inesperadas, aquelas que caem de para-quedas,(rsrs...).. Recomendo!

    ResponderExcluir
  30. GustavoM,

    valeu pela tentativa e pelos seus posts.
    não vejo problema algum publicarem q não curtiram ou q não deu certo. pq são tantas variáveis mesmo na execução de uma receita simples como essa, que não temos mesmo como garantir nenhum resultado.
    mas a troca de informação entre os visitantes ajuda bastante.

    abs,

    André.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo(a),

    a ideia da maizena foi genial! valeu por dividi-la com a gente.
    e sim, esta receita é perfeita para as visitas paraquedas...rs

    abs,

    André

    ResponderExcluir
  32. Show demais a receita André, parabéns!!! Vou colocar a famosa calda de chocolate prá dar akele diferencial! rsrsrsrs... Bju

    ResponderExcluir
  33. Julie,

    obrigado pelo carinho.

    abs e feliz natal!

    André

    ResponderExcluir
  34. Olá André, estou louca para fazer esse cupcake improvisado, mas me surgiu uma dúvida..oq seria esses 2 minutos de pré preparo??

    Beijoss

    ResponderExcluir
  35. Oi Bebel,
    pré-preparo é a parte de separar e medir os ingredientes e os utensílios.

    abs,

    André Dias.

    ResponderExcluir
  36. Oi Andre,

    Eu estava procurando um jeito de fazer petit gateau no microondas e achei seu blog. Vi essa receita e resolvi testar...nada mais legal que fazer um bolo em 10 minutinhos no maximo. nao acreditei que daria certo no inicio, mas resolvi arriscar. Adorei...Facil, rapido e muuuito gostoso. A massa ficou fofinha e bem humida. Como nao coloquei muito acucar, depois do bolo pronto tirei um pedacinho de massa do meio, coloquei um pedaco de chocolate meio amargo e coloquei num pires...foi so juntar o sorvete de creme...ficou uma imitacao otima do original...obrigado por dividir suas receitas...super bjs

    ResponderExcluir
  37. Fiz hoje, ficou muito bom, uma dica pra vocês que foi o que eu fiz, pra cobertura, colocar numa panela 4 colheres de sopa de nescau, leite, e 1 colher de sopa de farinha ficou muito bom, e eu recomendo, mas tem que estar bem quente

    ResponderExcluir
  38. Anônimo(a),

    fico muito feliz q vc tenha compartilhado sua experiência e sua dica de calda conosco.

    abs,

    André Dias.

    ResponderExcluir
  39. Clécia,

    vc está mais que certa, o conceito desta receita é ser uma imitação da original, só q mais prática, fácil e rápida. e obrigado por compartilhar sua bem sucedida experiência conosco.

    abs,

    André Dias

    ResponderExcluir
  40. Vc saberia mi dizer qual é a diferença de quantidade de uma colher de chá pra um colher de café??!! nunca sei isso... fico super confusa!
    Obrigada,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  41. Oi Fernanda,

    Muito pertinente esta sua pergunta que é dúvida pra muita gente.

    No mundo culinário se convencionou a usar "termos" caserios para medidas de peso e volume dos ingredientes (xícaras e colheres). Como não há padrão nos tamanhos destes itens no faqueiros e baixelas conforme os diversos fabricantes, o correto mesmo é recorrer a um conjunto de medidores. Estes sim padronizados no mundo todo.

    Mas, de qualquer maneira achei no site OnDica um post super explicativo e com fotos comparativas das 4 colheres comuns que temos em todos os faqueiros e que podemos usar como medidas para as receitas. Tendo inclusive uma tabela de conversão em militros. Vale a pena olhar. http://ondica.net/2011/03/21/diferencas-entre-medidas/

    Já no blog Chubby Vegan eles explicam as vantagens de se ter um jogo de xícaras e colheres medidoras padrão e têm fotos tb. http://chubbyvegan.net/informacoes/utensilios-basicos-2/

    Espero ter ajudado.

    Abs,

    André

    ResponderExcluir
  42. Oi, tudo bom? sou péssima na cozinha, mas fiz a receita toda certinha, exceto a parte em que eu confundi o chocolate com ovomaltine, haha.. não ficou tão ruim, mas achei meio seco, e endureceu rápido..será qe foi por causa do ovomaltine? o que eu faço pra ficar mais molhadinho? aa, e sobre a maisena.. substitui por algum igrediente ou só acrescenta?

    quero fazer de novo =D

    ResponderExcluir
  43. Thayane,
    acredito que o ovomaltine tenha mesmo deixado mais seco, pq ele tem essa característica.
    quanto a maisena, vc deve subistituir. minha mãe quando quer um bolo mais leve, substitui metade da farinha de trigo por maisena, o resultado é muito bom.

    abs,

    André

    ResponderExcluir
  44. André tem como colocar as forminhas de cupcake amanteigadas no microondas? Corre o risco de queimar o papel?

    ResponderExcluir
  45. Oi Anônimo(a),

    pode por as forminhas de cupcake no micro-ondas sim, com papel amanteigado, eles não vão pegar fogo pq o micro-ondas esquentam a comida agitando as moléculas de água presentes nos alimentos.
    mas, lembre-se de não colocar nada metálico ou metalizado dentro do micro-ondas pq vai danificá-lo ou causar um acidente. então nada de formas metálicas, papel alumínio, talheres, etc, dentro do micro-ondas. o mesmo serve para pratos com detalhes prateados ou dourados.

    abs,

    André

    ResponderExcluir
  46. Olá, meu nome é Saam, tava sozinho em casa, de tarde bateu aquela fominha, fiz essa receita, muito rápida, fácil, e prática, não derramou no microondas nem nada, só cresceu bastante pra fora da caneca, cortei, coloquei leite condensado com granulado, ficou ótimos.
    https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash2/150170_247705998669750_100002910565274_477235_433255968_n.jpg
    tá ai o resultado.

    ResponderExcluir
  47. Aprendi o passo a passo graças aqui, haha ^^
    Fiz um vídeo até: http://www.youtube.com/watch?v=XMjbydmWDyk

    ResponderExcluir
  48. André,

    Você podia colocar foto dos seus pratos ou até mesmo do passo-a-passo. Bjuss

    ResponderExcluir
  49. fiz,gostei e super indico!

    ResponderExcluir
  50. Oi Camila,

    td bom?
    então... quando criei este blog minha proposta era realmente não ter fotos.
    explico os motivos:
    1- sou publicitário, então jamais iria me permitir postar fotos ruins e amadoras;
    2- geralmente faço estas receitas para meus convidados, e parar para produzir o cenário e a foto iria atrapalhar a minha dinâmica ao recebê-los além de esfriar a comida a ser servida;
    3- quando vc vai a um restaurante geralmente não há foto dos pratos e nem por isto, vc pede para ver um antes de pedir. aliás, se tiver foto do prato no cardápio, desnconfie do restaurante...rs
    4- explico super bem minhas receitas, e como isto aqui é um hobby, fazer um passo-a-passo levaria horas entre produção das imagens, execução da receita, edição e postagem.

    Abs,

    André

    ResponderExcluir
  51. Muito bom mas fiz uma cobertura de brigadeiro e um recheio para nao ficar tao simples e levei ao meu clube

    ResponderExcluir
  52. eu fiz em um pote de procelana e ele não cresceu muito mais ficou o-t-i-m-o ficou fofinho e gostoso só q ficou um pouquinho umido por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente ele cresce bastante e depois dá uma baixada.
      Talvez não tenha subido tanto e ficado ainda úmido pq seu micro-ondas não seja tão potente.
      Assim, recomendo testar deixar um pouco mais de tempo.
      : )


      Abs!

      André.

      Excluir
  53. Ficou péssimo!!!!! Para de postar essa bostas!!! Poha!!! Vc quer nvenenar alguém????

    ResponderExcluir
  54. Caro Anônimo(a),

    decidi publicar sua grosseria, para mostrar o quão babaca vc é.

    e se vc não gostou, infelizmente é problema seu. talvez vc não tenha feito direito, mas provavelmente sua imaturidade o impulsiona a por sempre a culpa nos outros.

    e saliento que não publico "bostas" tampouco comidas que "envenenem", pois tenho enorme respeito por qualquer pessoa, principalmente os seguidores do meu blog, que é feito com muito carinho e atenção. sentimentos que com certeza você não deve saber o q é, tendo em vista q vc necessita ser grosseiro para ter um mínimo de atenção de um estranho como eu. agora lhe presenteio com a atenção de milhares de outros estranhos tb. fique feliz, sou generoso!

    vc tem o total direito de não curtir minhas receitas, como outros que já deram feedbacks negativos e tb devidamente publicados sem nenhum tipo de filtro meu. mas, em momento algum, vc tem o direito de ser grosseiro e estúpido.

    e diferentemente de vc, q postou anonimamente, eu exibo minha cara, nome, e-mail, profissão e minha intimidade ao escrever este blog. tentando levar e dividir com as pessoas momentos de alegria, prazer e confraternização.

    então, por favor esqueça meu blog e procure se tornar alguém melhor e mais civilizado, quem sabe assim isto se reflita na comida que vc faz.

    vc infelizmente foi a primeira pessoa grosseira a entrar em contato em quase dois anos de blog.
    parabéns, este troféu é seu! espero que sua mãe ou filho fique orgulhoso disto.

    André Dias.

    PS: já tive o prazer de estar em um sofisticado restaurante em Natal/RN e ouvir na mesa ao lado da minha, uma moça comentar feliz com as amigas, sobre uma receita minha, que ela viu neste blog, e fez para a família e foi elogiada. inclusive citou meu nome e o nome do blog e o indicou a todas. este prazer simples, rico e gratuito, vc jamais terá com certeza.

    ResponderExcluir
  55. hmm o meu n fico bom fico orroroso pois coloquei nescau eu fui esperimenta e odiei !

    ResponderExcluir
  56. Muito Bom,
    Segui certinho e ficou da hora.Essa receita da pra colocar em duas canecas tranquilamente e não transborda.
    Pois o ovo que utilizei era grande, mais não aumentei os outros ingredientes. E assim que ficou pronto coloquei morango e leito condensado.
    Parabéns pela receita, parabéns pelo blog. Achei SOHW. Bjinhos

    ResponderExcluir
  57. Cupcake de chocolate mais fácil
    1 xícara
    1 colher de manteiga
    2 colheres de trigo
    um pouco de fermento
    meia xicara de leite
    2 colheres de nescau
    modo de preparo:
    coloque no microonda por 3 minutos.E depois de 3 minutos se preferir deixe esfriar,e sirva.

    ResponderExcluir
  58. o meu ficou parecendo uma borracha pq ??
    alice 123

    ResponderExcluir
  59. Muito bom André!Fui na coragem e troquei as 2 colheres de cchocolate em pó por 4 de nescau mesmo!Claro que me privei do açucar nesse caso!Ficou show!Obrigado.Abraço

    ResponderExcluir
  60. Tenho 12 anos e sou nova na cozinha e era isso q eu queria... Espero q aconteça tudo certo!!! Obrigada Bjss

    ResponderExcluir
  61. Muito bom provei hoje e adorei ficou ótimo vlw pela dica irei fazer sempre!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. O meu não ficou bom nas duas vezes que fiz... mas tambem não segui a receita {aliás nunca faço isso} na primeira vez, não coloquei oleo e na segunda coloquei apenas uma colher de oleo, mais nescau e tirei o açucar. Para mim está bom, mas para o pessoal aqui de casa não então...
    Não acho que seja um veneno ou algo assim.. sinto pena dessas pessoas que se acham no direito de simplesmente falar coisas assim... nem ao menos sendo melhor você tem o direito de dizer coisas do gênero.
    É pior que criança.

    Enfim gostei da receita, para meu paladar está ótimo, um dia seguirei a receita a risca, quem sabe.

    ResponderExcluir
  63. Ooi André Bom Eu Tenho 12 Anos Viivo Senpre Procurando fazer Doce Ja Tava de procurR PRA FAZER cupcake E me enterecei pelo de micro Ondas Bom Vou Pedir A minha mãe Pra deixar eu Fazer rs Mas Obg Pela Diika

    - Rebeca Esteves

    ResponderExcluir
  64. Faço sempre bolos integrais no microondas, que geralmente é mais seco, mas eles ficam super fofos, o segredo é a potência do forno e a gordura da receita.

    ResponderExcluir
  65. Adorei vou fazer para o aniversário do meu filho!

    ResponderExcluir