terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ARROZ COM LARANJA E AMÊNDOAS

Pra quem é arroz de festa ou anfitrião de carteirinha sabe da importância que o arroz tem em uma refeição bem servida. E fica sempre a pergunta: como sair do trivial? De tão básico e onipresente o arroz fica muita vezes renegado a ser o primo pobre do buffet do seus comensais. Segue uma receita que com certeza agregará muito charme ao seu fiel acompanhamento.

ARROZ COM LARANJA E AMÊNDOAS - 6 a 8 porções

2 xícaras de arroz agulhinha lavado e seco (isso ajuda o arroz a ficar mais soltinho, pois tira todo o amido de sua superfície)
2 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa quase cheia de sal
3 xícaras de chá de água fervente
1 xícara de chá de suco de laranja concentrado (isso mesmo, o de garrafinha da Maguary, ou o orgânico, pois estes não são adoçados como os de caixinha)
1 xícara de chá de amêndoas laminadas
3 colheres de azeite de oliva
Gotas de vinagre

Aqueça o azeite e doure levemente o alho, junte o arroz e o sal e refogue até começar a ficar transparente. Adicione a água fervente devagar e com cuidado, pois borbulhará bastante. Junte o vinagre e o suco de laranja e tampe. Quando a água secar e ficar no mesmo nível do arroz abaixe o fogo, deixe cozinhando por mais 15 minutos, verifique se o fundo da panela está quase seco e apague o fogo. Deixe tampado por mais 5 minutos. Enquanto isso aqueça um frigideira e doure as amêndoas mexendo constantemente em fogo baixo. Com um garfo solte todo o arroz o transfira para uma travessa e salpique as amêndoas por cima. Sirva como acompanhamento de carne de porco, aves e peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário