terça-feira, 11 de maio de 2010

TRIO DE GELEIAS FINAS (PIMENTA, CHAMPAGNE E ROSAS)

Há muitos anos atrás, assisti a um programa do Oliver Anquier em que ele buscava a melhor geleia do país. E ele encontrou uma produtora artesanal em Minas Gerais que passou o segredo da delicadeza e transparência de suas geleias. O segredo é o uso da maçã que quando cozida solta uma substância chamada pectina, que é um gel natural de sabor quase neutro. Sendo assim, basta acrescentar à tal da pectina o sabor que você deseja. Com essa informação fica simples e fácil ter sua geleia deliciosa, no sabor que você quiser! Então, maçãs pra que te quero!


TRIO DE GELEIAS FINAS (PIMENTA, CHAMPAGNE E ROSAS)

GELEIA BASE (PECTINA DE MAÇÃ)

1kg de maçãs
1 litro de água

Cozinhe as maçãs até que elas amoleçam bem, quase virem um purê. Retire as maçãs e coe o caldo em um pedaço de musseline ou pano muito fino. Se não for utilizar na hora, o caldo que é rico em pectina tende a virar um gel quando esfria.

GELEIA DE PIMENTA

600ml de pectina de maçã
6 pimentas vermelhas (malagueta ou dedo de moça)
300g de açúcar branco cristal
25ml de suco de limão

Pique as pimentas, se quiser menos ardida, retire as sementes. Junte todos os ingredientes, exceto o suco de limão e deixe ferver por uns 40min mexendo sem parar. Acrescente o suco de limão, mexa novamente e retire do fogo. Para saber se a geleia está no ponto, faça o seguinte teste. Ponha um prato ou pires no congelador por uns 10 min. Pingue um pouco da geleia no prato, se ela enrugar, está no ponto. Guarde em frascos esterilizados. Sirva acompanhado de carnes assadas como cordeiro, porco ou peru.

GELEIA DE CHAMPAGNE

600ml de pectina de maçã
750ml de champagne ou espumante seco (brut)
300g de açúcar branco cristal
25ml de suco de limão

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo por cerca de 40min, mexendo sem parar. Retire a espuma que se forma por cima com a ajuda de uma espumadeira. Faça o teste do prato gelado para ver o ponto.

GELEIA DE ROSAS

600ml de pectina de maçã
1 taça de vinho licoroso tinto
300g de açúcar branco cristal
2 dúzias de rosas vermelhas orgânicas
25ml de suco de limão

Solte as pétalas de rosas dos caules, limpe-as com um pano úmido. Ponha em uma panela a pectina, as pétalas, o vinho, o açúcar e o suco de limão. Deixe ferver por cerca de 40min, mexendo sem parar. Faça o teste do prato gelado para verificar o ponto. Sirva acompanhado de um bom queijo de cabra cremoso, pães e torradas finas.

2 comentários: