Quem nunca, nunca se jogou numa porção de casquinha de pizza? Se for servida quentinha então?! Crocante e base para diversos acompanhamentos, vira um petisco fabuloso para uma sessão de bate-papo com amigos. Eu adoro com um excelente antepasto de berinjela ou chutney de manga. Mas vale usar a criatividade e se virar com o que você tem na sua geladeira. Consegui essa receita (não foi fácil achar, okay) no blog Rainhas do Lar (http://www.rainhasdolar.com/) que também tem receitas bem legais. Se você curte sovar uma massa para descarregar o stress, se joga na receita e me chama pra provar! Rs
CROSTATA (CASQUINHA DE PIZZA)
1/2 xícara de leite morno
1/2 colher de chá de açúcar
1 pacote de fermento biológico
1 colher de sobremesa de azeite
1 xícara de farinha de trigo comum
1 xícara de farinha de semolina
1 colher de chá de sal
Azeite para pincelar
Temperos e especiarias (alho, manjericão desidratado, alecrim, etc).
Flor de sal (cristais finos e crocantes de sal que surgem no começo da evaporação da água do mar)
Dissolva o açúcar no leite e junte o fermento. Não precisa mexer, mas precisa descansar por uns 10 min. Peneire os ingredientes secos em uma tigela, junte o azeite e a mistura com de leite com fermento. Comece misturando com um garfo, depois que formar uma farofa de massa grudenta, não tem jeito, meta a mão e sove (amasse) por uns 10 min. A massa deve ficar uniforme e lisa. Deixar descansar em um lugar aquecido, coberto com um pano de prato úmido por cerca de 1h. A vasilha deve estar untada co óleo ou azeite. Retire a massa da vasilha, sove mais um pouco. Retire pequenos pedaços, faça uma bolinha e abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada. Para a crostata ficar perfeita, a massa tem que ficar bem fininha. Faça a sua cobertura misturando azeite com os temperos ou especiarias que quiser e pincele em cima da massa antes de ir ao forno bem quente, finalize salpicando flor de sal ou sal grosso. Recomendo lemon & pepper (que você já compra pronto), alho ralado+manjericão desidratado, queijo parmesão ralado ou alecrim fresco. Asse em 230 graus, por cerca de 7 min, mas o tempo pode variar conforme a espessura da massa ou seu tipo de forno.
OI ANDRE !! EU AMO CROSTATAS. ANOTEI A RECEITA. COMO PURO MESMO E A SECO. SO UM AZEITEZINHO BASTA ... E TUDO DE BOM !!
ResponderExcluirANDRE, VC. SABERIA RECEITA DE TORTA DOCE ?? AQUELA MASSA QUE PARECE UM BISCOITO ?? JA OUVI FALAR QUE E MASSA FRANCESA ... MAS NAO SEI ... AMOOOO !!
PODE MANDAR A RECEITA PRO MEU BLOG
http://az-nunes.zip.net
Oi Dri,
ResponderExcluirfico feliz q vc tenha gostado da receita de crostata.
(frança), essa massa que vc quer a receita deve ser a que chamamos de massa podre (brasil), massa quebradiça (portugal) ou patê brisée/patê sucrée (frança) ela serve como base para biscoitos, tortas doces ou salgadas, quiches, empadas e empadões.
Vou postar a receita aqui no blog.
Abs,
André
Avevirgeminhanossasenhora, quando eu fizer, não vai sobrar p/ ninguém. Depois eu digo se ficou igual as quais eu já comi !!! Abraços e obrigada pela partilha
ResponderExcluirOi Fátima,
ResponderExcluirquero saber o resultado! e partilhar é o grande barato da net.
abs,
André