segunda-feira, 24 de maio de 2010

SOPA DE CAPELLETTI

Neste sábado me bateu uma vontade louca de tomar sopa. E no meio disso, fomos visitar nossas amigas Tetê e Nete. Chegando lá, eu e a Nete fizemos a cabeça de todos que uma sopa seria a melhor opção de jantar. Depois de muito discutir receitas que caíssem no gosto dos cinco presentes na casa, corremos pro supermercado de gente feliz, a fim de comprar os ingredientes dessa receita, que tenho certeza, sempre gera unanimidade em torno dela. Então, junte seus amigos e se aqueçam com muito calor humano e esta sopinha deliciosa.

SOPA DE CAPELLETTI – 6 porções

700g a 1kg de fraldinha bem limpa e cortada em cubos grandes (o sabor dela é perfeito pro caldo de carne e ela desfia que uma maravilha)
400g de capelletti de carne ou frango (usamos o de frango)
3l de água fervente
1 cenoura pequena descascada e ralada grossa
2 cebolas pequenas bem picadas
2 tomates pequenos ou ½ lata de tomate pelado (morro de preguiça de pelar tomates!)
3 cubos de caldo de frango (deixa o caldo mais suave)
½ xícara de coentro ou salsinha picada (somente as folhas)
5 dentes de alho espremidos ou bem picados
Queijo parmesão ralado grosso (pra quem curte, eu detesto!)

Enquanto descasca e pica tudo, ponha a água para ferver e adiantar bem a receita. Na panela de pressão, ponha de uma vez só a carne, o tomate, o coentro, a água fervente, a cebola, a cenoura, o alho e os cubos de caldo bem esfarelados. Tampe e leve ao fogo. Quando pegar pressão e começar a fazer barulho, conte 50min. Retire a panela do fogo e a resfrie embaixo de água corrente para aliviar a pressão (quando a panela deixar de fazer barulho, a pressão já aliviou e você pode abrir a panela). Verifique se a carne está bem cozida e se desfiando, prove o tempero do caldo. Retire todos os pedaços de carne e bata o caldo no liquidificador (encha apenas 2/3 da jarra do liquidificador por vez, senão o caldo quente pode transbordar) ou se você tiver um mixer, use-o diretamente na panela, triturando os pedaços de cebola, cenoura, tomate e alho, deixando o caldo bem uniforme. Caso queira um caldo bem transparente, coe-o depois de batido em um pedaço de pano bem fino. Volte todo o caldo para a panela, junte os capellettis e volte a ferver por uns 5 minutos para cozinhar a massa. Caso deseje, pode juntar os pedaços de carne também. Sirva a sopa bem quente, acompanhada do queijo ralado. Recomendo deixar à mesa um bom vidro de Tabasco Smoked (chipottle), 3 a 5 gotinhas no prato ajudam a esquentar mais a sua noite...rs.

2 comentários:

  1. Tenho uma memória afetiva com sopas, sensacional!
    Sabe carinho, colo de mãe?
    Minha afinidade é tanta com este prato que mesmo no verão, sinto desejo!
    Feliz de quem sabe curtir este cardápio!
    Beijos, André!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ângela,

    É isso mesmo, sopa sempre lembra carinho de mãe, né? A minha sempre fazia sopa pro jantar, mesmo no verão. Afinal, no Ceará é verão quase o ano todo. Espero que curta bastante esta e outras receitas do blog.
    Abs!

    ResponderExcluir