quarta-feira, 12 de maio de 2010

BATATA RÖSTI (TRADICIONAL)

Por esses dias andei recordando minhas viagens pelo sul do país, e um dos meus destinos preferidos é Curitiba, onde moram meus grandes e amados amigos Roni e Lígia (e seus dois filhos fofos), meu primo Rochester, meu amigo designer e cantor Marcos. E foi o Marcos que me levou a um restaurante especializado em rösti, que são umas fritadas de batata ralada de origem suíça com diversos recheios. Um prato perfeito para esse inverno que se aproxima e um exemplar maravilhoso de comfort food. Mas como todo bom prato, o rösti tem um pulo do gato. A pergunta era como fazer para que a batata ralada ficasse uniforme e não se despedaçasse ao fritar. Depois de muito pesquisar achei a solução e passo aqui pra vcs! Aproveito pra dizer aos meus amigos que estou com saudades de todos e que espero vê-los em breve. Big hugs folks!

BATATA RÖSTI (TRADICIONAL)

2 batatas grandes
3 colheres de sobremesa de bacon bem picado (yeahhhhhh!)
2 colheres de sopa de cebola bem picada
2 colheres de sopa de manteiga ou azeite para fritar
5 fatias de presunto em tirinhas
5 fatias de queijo de raclette ou gruyére ralado grosso
1 ovo

Cozinhe as batatas com casca 24h antes do preparo do prato, deixando-as firmes (após a água voltar a ferver, conte uns 15min). Deixe a água e as batatas ainda com a casca esfriarem e guarde-as na geladeira. No outro dia, quando for preparar o rösti, retire as batatas da água, seque-as, retire as cascas e rale as batatas no ralo grosso. Acrescente o bacon e a cebola, e misture bem. Forre um prato fundo com papel manteiga, ponha uma parte da mistura de batata ralada, bacon e cebola no prato e molde como se fosse um hambúrguer grande, apertando bem. Aqueça a manteiga na frigideira. Com a ajuda do papel retire o rösti do prato e vire-o na frigideira. Retire o papel e deixe fritar bem, até ficar dourado, vire e frite o outro lado. Se você quer curtir a receita original completa, coloque o rösti num refratário ou forma, cubra-o com o presunto e o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 250º. Deixe por 3 a 5 minutos até o queijo derreter. Enquanto isso, frite um ovo e coloque-o por cima do rösti já gratinado. Sirva imediatamente!

PS: Alê, Teco e Lôra, vamos comer rösti com foundue de carne lá no Chalé Suíça?

Nenhum comentário:

Postar um comentário