sexta-feira, 7 de maio de 2010

PATO COM PURÊ DE MAÇÃS E AMEIXAS

Meu amigo Marcos me pediu ontem uma receita de pato, de emergência, pois estava viajando com seus patrões americanos e esse foi o pedido para o menu do dia. E por onde eles andavam (não sei em qual cafundó dos EUA) não havia grandes opções de ingredientes e temperos. Então a receita teria que ser simples. E por isso ele recorreu a mim. Por não ser um apreciador de receita de pato, tive que pesquisar algo fácil de se adaptar e sem temperos especiais. Eis então, a receita à base de frutas e vinho, que em um primeiro momento parece ser bem complicada, mas acredite é facílima. Quaaaaack!

PATO COM PURÊ DE MAÇÃS E AMEIXAS – 8 porções

Ingredientes - Pato:
1 pato de aproximadamente 2 kg
300ml de vinho tinto
3 gotas de molho inglês
1 fio de óleo
300 ml de água
3 laranjas
1 cebola picada
1 colher de sopa colher de maisena ou farinha de trigo (a maisena deixa o molho mais transparente)
1/2 colher de sopa de manteiga

Preparo – Pato:
Asse o pato em forno médio por cerca de 1h, até cozinhar a carne. Fatie o peito do pato, que deve estar ao ponto (levemente rosado no meio) e reserve. Leve ao fogo baixo os ossos do pato e o molho do assado, deixe ferver e vá acrescentando os 150 ml de vinho tinto, três laranjas inteiras com casca partidas ao meio e o molho inglês. Quando começar a engrossar retire com uma concha a espuma que se formou. Depois coe, e deixe ferver por mais dez minutos. Misture a maisena com a manteiga até formar uma massa mole, esfarele um pouco dessa mistura em cima do molho mexendo bem, para ele engrossar e não empelotar. Se precisar ponha um pouco mais, vá testando o ponto, lembrando que o molho quando esfria fica mais consistente. Por isso, mantenha o molho aquecido.

Ingredientes - Purê de maçãs:
4 maçãs
4 colheres de sopa de açúcar
Suco de um limão

Modo de preparo:
Para cozinhar as maçãs acrescente água até cobri-las, coloque o açúcar e suco do limão e deixe ferver até amolecê-las. Retire as cascas e o miolo, amasse a polpa e reserve.

Ingredientes - Purê de ameixas:
12 ameixas com caroço
3 colheres de sopa de açúcar
3 gotas de limão
1/2 litro de água

Modo de preparo:
Coloque as ameixas para cozinhar e espere a água ferver. Em seguida retire do fogo, descarte as cascas e sementes, amasse a polpa, acrescente o açúcar e o limão. Reserve.

Finalização – Purê
Misture o purê de maçã com o de ameixa, prove o teor de açúcar e limão. Corrija se necessário.

Montagem do prato:
Aqueça as fatias de pato, disponha-as em leque, ao lado o purê e regue tudo com o molho. Sirva imediatamente.

PS: Se quiser faça o purê de maçãs e ameixa para acompanhar outros tipos de aves (frango, peru, etc) ou carne suína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário