sexta-feira, 14 de maio de 2010

LINGUIÇAS COM BATATAS, CEBOLAS E PIMENTÕES AO FORNO

Praqueles cujo fim de semana vai ser corrido, por que vai receber amigos em casa e por isso necessitam de uma receita rápida e substanciosa. Recomendo uma que sempre faço em casa quando preciso fazer outra coisa enquanto a comida fica pronta (ex: arrumar a mesa ou tomar banho). Nessas horas, nada mais prático que um prato que vai ao forno. E se você realmente não quer ter muito trabalho, este prato nem precisa que você faça um acompanhamento. Compre as melhores linguiças que achar, pré-aqueça seu forno e voilá! Tempo livre pra você e a garantia de uma refeição divina.

LINGUIÇAS COM BATATAS, CEBOLAS E PIMENTÕES AO FORNO – 4 porções

1kg de linguiça toscana ou de pernil (da boa e com menos gordura possível)
12 batatas pequenas (se for servir este prato sem acompanhamento, acrescente mais 4 batatas)
1 pimentão vermelho ou amarelo grande
2 cebolas
Sal e pimenta do reino ao gosto (do freguês...rs)
Alecrim fresco ou desidratado
Azeite (não precisa ser do extravirgem, pois vai ser aquecido)

Separe as linguiças uma das outras. Lave bem a casca das batatas e as corte em 4 pedaços (não precisa descascá-las). Descasque as cebolas e corte-as ao meio e fatie-as finamente. Lave bem o pimentão, corte-o ao meio, retire as membranas brancas internas (elas são responsáveis pela azia que sentimos após comer pimentão) e corte-o em tiras ou cubos grandes. Pré-aqueça o forno em temperatura máxima. Pegue uma assadeira ou refratário e ponha bastante azeite, polvilhe sal, pimenta e alecrim, jogue as batatas e misture bem para temperá-las. Distribua as linguiças entre as batatas, e complete jogando o pimentão e a cebola por cima. Ponha mais um pouco de azeite, sal, pimenta e alecrim por cima. Feche com papel alumínio (sempre com o lado brilhante em contato com a comida) e leve ao forno por cerca de 1h, retirando o papel alumínio depois de 35min, para dourar tudo. Sirva sem acompanhamentos (afinal, a batata já é um acompanhamento) ou com arroz branco.

PS: também se pode fazer uma versão mais simples, somente com as linguiças, batatas e os temperos, pois também fica divino.

5 comentários:

  1. Oiii André,

    peguei sua receita estou fazendo ela agora, espero que fique bom, naõ sou muito boa nessas coisas...

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafela,

    vai dar certo sim! essa receita é infalível.
    depois posta aqui o resultado!

    bjus,

    André

    ResponderExcluir
  3. Fiz, acrescentei tomates, sem sementes em fatias e a linguiça era apimentada( era o que tinha disponivel), ficou otimno, o tempero da linguiça penetrou na batata, muito saboroso.

    ResponderExcluir
  4. Unknown(a),

    fico feliz q vc ousou e fez a sua versão. tomates combinam muito bem e deixa a receita mais úmida e suculenta. não ponho pq aqui em casa, não curtem tomates assados (exceto eu q adoro), mas como vai tudo misturado ia gerar reclamações.

    Abs,

    André


    PS: desculpem a brincadeira com o termo unknown...rs

    ResponderExcluir