sexta-feira, 14 de maio de 2010

HUMUS TAHINE (PASTA DE GRÃO DE BICO)

Acho incrível como algumas receitas têm o poder de nos fazer gostar de um ingrediente que geralmente detestamos. Não sou fã de grão de bico (lentinha também). Mas de um bom humus não abro mão. Ele, uma torradinha de pão sírio e um bom azeite são motivos mais que justos para se perder tempo ao redor de uma mesa batendo papo com amigos. Segue a receita facílima para vocês.

HUMUS TAHINE (PASTA DE GRÃO DE BICO)

1kg de grão de bico
4 colheres de sopa de molho de tahine (tempero árabe à base gergelim - pronuncia-se tarrini)
2 dentes de alho bem amassados
Suco de1 limão grande
Azeite e sal ao gosto

Deixe o grão de bico de molho de um dia para outro. No dia seguinte troque a água e coloque para cozinhar na panela de pressão por cerca de 30min (conte o tempo após a panela começar a fazer barulho), ou na panela normal até ficar macio. Passe o grão de bico no liquidificador com um pouco da água do cozimento, o suficiente para criar um creme grosso e bem uniforme (quanto mais batido for, melhor o humus). Junte o tahine com o limão, o sal e o alho amassado, batendo bem com um garfo. Junte o azeite e bata um pouco mais. Acrescente esse tempero ao creme de grão de bico, misturando bem. Prove o sal e o limão e veja se é preciso ajustar um pouco mais (o humus é levemente ácido e salgado). Ponha em um potinho para servir, decore com um mais um pouco de azeite por cima e um raminho de hortelã. Sirva frio, acompanhado de torradas de pão sírio simples ou temperadas com záthar.

6 comentários:

  1. André, como fica o humus?
    Eu tive a pesquisar e vi algumas receitas que dizem pra tirar a casca do grão de bico antes de cozê-lo, para não deixar amargo.
    Só entre ver uma receita na internet, e saber o resultado por alguém que tenha feito... é outra coisa rsr
    Espero que tenha ficado perfect! Se for, próximo final de semana o jantar é árabe :P

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    Bem lembrado! Tem essa dica de que se retirarmos a casca após o grão de bico ser cozido na pressão, evitamos que ele possa ficar amargo. Mas já fiz com casca e não ficou.
    Abs!

    ResponderExcluir
  3. A melhor receita que encontrei! Deixei o grão de bico de molho a noite e pela manhã tirei as cascas! E fiz de acordo com a sua dica! Convidei os amigos! Sucesso total!

    ResponderExcluir
  4. Com casca ou sem é muito bom, tirar a casca é um saco, cozendo na água com vinagre e depois dando choque térmico com água gelada será mais fácil de tirar a casca e só agitando na água, que as cascas vão saindo e boiando.

    Vai lá uma receita muito boa:
    Pipoca de micro-ondas
    1 xícara de chá de queijo provolone picadinho.
    1/2 xícara de chá milho de pipoca
    1/4 de xícara de chá de água.
    Coloque tudo em uma vasilha que caiba tudo depois da pipoca estourada, tape bem coloque no micro-ondas na temperatura máxima por 5 a 6 minutos, depende do milho usado. Fica muito ruim que não sobra, pode seer feita sem queijo também. A receita vale 5 milhões.

    ResponderExcluir