quinta-feira, 29 de abril de 2010

CAPONATA DE BERINJELA SIMPLES (AO VINAGRE E AZEITE)

Um bom antepasto faz toda a diferença em uma refeição, e ajuda a enganar a fome durante a torturante espera pelo prato principal. Mas indiferente a sua simplicidade, alguns antepastos viram excelentes opções de petisco ou lanche. E tem um servido em restaurantes italianos que eu adoro, mesmo sendo em sua versão mais simples (não que eu não goste da completa com pimentões, passas, etc...rs). Pegue as berinjelas perdidas no fundo da gaveta de verduras e legumes e mãos à obra!

CAPONATA DE BERINJELA SIMPLES (AO VINAGRE E AZEITE) – 8 porções

3 berinjelas grandes
½ xícara de chá de azeite
2 cabeças de alho picado finamente
1 pimenta vermelha bem picada ou calabresa ao seu gosto
1 copo de vinagre
2 copos de água
Salsa picada
Bastante sal

Descasque as berinjelas, corte-as em fatias finas. Em um escorredor de macarrão, coloque um pouco da berinjela, e vá intercalando com o sal até acabar as berinjelas. Coloque um prato com um peso por cima, e deixe por 12 horas para tirar toda a água da berinjela. Lave bem a berinjela para tirar o excesso de sal, esprema bem para tirar o excesso de água (se quiser pode secar com um pano de prato). Depois disto, faça uma mistura de alho com azeite, salsa e pimenta malagueta ao seu gosto. Leve ao fogo o vinagre e a água. Quando iniciar a fervura acrescente um pouco da berinjela, ao ferver, tire-a. Faça isto até acabar toda a berinjela, sempre deixado escorrer bem no escorredor de macarrão. Misture a berinjela com o azeite, salsa e alho e deixe curtir em recipiente fechado na geladeira, por 24h, antes de servir acompanhada de fatias de pão ou torradas finíssimas.

Um comentário:

  1. André, era de uma receita dessas que eu estav a procurando ... vou fazer hoje e depois digo como ficou ... mas precisa mesmo das 12 no sal???

    ResponderExcluir