domingo, 4 de abril de 2010

TROIS TARTARES – ATUM, SALMÃO E ROBALO

Assim como o carpaccio décadas atrás, o tartare (ou tartar) ainda sofre de certo preconceito por se tratar de carne crua. Pura bobagem. Aos poucos, com o crescimento dos apreciadores de sushis e sashimis, creio que o tartare será uma opção leve e refrescante de refeição para todos. Quem sabe assim como o já trivial carpaccio, e o ainda exótico para muitos, o sushi, o tartare seja oferecido sem maiores complicações em restaurantes tipo buffet ou rodízio? (please, God!). Pro dia a dia, acredito ser uma excelente opção de entrada. Seguem três receitas deliciosas do chef Emmanuel Bassoleil. Pegue sua melhor faca e se jogue!

TROIS TARTARES – ATUM, SALMÃO E ROBALO – 3 porções

200g de filet de atum fresco ou resfriado (se usar peixe congelado, ao descongelá-lo sua carne perderá a firmeza)
200g de filet de salmão fresco ou resfriado
200g de filet de robalo fresco ou resfriado
1 maçã verde ácida em cubos pequenos (não precisa tirar a casca)
¼ de ramo de salsão em cubos pequenos
1 pepino japonês em cubos pequenos
1 colher de sopa rasa de gergelim preto
1 colher de sopa rasa de gergelim claro
100ml de azeite de oliva extravirgem (use sempre o extravirgem para temperar pratos que não serão aquecidos, para frituras, use azeite comum que é mais barato e de sabor menos delicado)
50ml de leite de coco
50ml de shoyu
100ml de vinagre balsâmico reduzido (aqueça até evaporar a metade e tomar consistência de caramelo)
20ml de suco de limão
Pimenta do reino ao gosto

Corte os peixes em cubos não muito grandes e separe-os individualmente. Tempere o atum com azeite, sal, pimenta, gergelins, vinagre balsâmico e salsão, misturando bem. Tempere o salmão com o azeite, shoyu, pimenta, limão e pepino, misturando bem. Tempere o robalo com leite de coco, pimenta, sal, maçã verde e azeite, misturando bem. Servir gelado acompanhado de torradas bem fininhas ou de salada verde.

PS: por se tratar de comida crua, tenha absoluta certeza da procedência dos peixes. Use utensílios de cozinha bem limpos, principalmente a tábua de carne (em caso de dúvida, sugiro usar um prato como base de corte). Lave muito bem as mãos antes de manusear os ingredientes, corte antes os legumes e frutas e somente depois os peixes. Seja rápido no preparo e após pronto, guarde-os imediatamente na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário