quarta-feira, 9 de junho de 2010

ARROZ À GREGA

Já que estamos indo de receitas vintage, resolvi ampliar a lista de receitas de arroz, porque ele nunca é demais. E também não é porque a receita é antiga que ela deixa de ser boa. Não estou certo?! A moda não vai e vem? Então, as receitas que já foram moda décadas atrás também têm o mesmo direito. Assim, tanto para mim e quanto para vocês, vai uma excelente receita de arroz à grega. Mesmo que ela não exista na Grécia, pois, na realidade, se trata de uma receita brasileiríssima. Bom apetite!

ARROZ À GREGA – 6 porções

2 cenouras médias descascadas e em cubos bem pequenos
1 cebola pequena picada em cubos
150 g de vagem cortada em rodelas ou ervilha congelada
1 pimentão vermelho ou amarelo em cubos bem pequenos (opcional)
1 dente de alho descascado e amassado
1 folha de louro
4 colheres de sopa de azeite (como vai ao fogo, não precisa ser extravirgem)
2 xícaras de chá de arroz cru
4 xícaras de chá de água fervente
Sal e pimenta-do-reino ao seu gosto
100 g de presunto em cubos pequenos (opcional)
100 g de uvas passas (s/ sementes, please!)

O segredo dessa receita é cortar os ingredientes em cubos bem pequenos e do mesmo tamanho. Faça isso com a cenoura e o pimentão (lembre-se de descartar as sementes e parte interna branca do pimentão, pois é ela que dá a famosa azia). Cozinhe as vagens ou ervilhas (cubra-as com água, acrescente um pouco de sal e após ferver conte 4 a 5min). Se utilizar vagem, escorra-a, espere esfriar e corte em rodelas não muito grossas. Enquanto pica os ingredientes, ponha a água para ferver. Em outra panela, esquente metade do azeite e refogue a cebola até ela ficar transparente. Acrescente o alho e refogue mais um pouco. Coloque o arroz cru e misture bem, adicione a água fervente, a folha de louro e sal. Misture tudo, abaixe o fogo e deixe a tampa da panela entreaberta e cozinhe o arroz até água secar (mais ou menos 15min). Apague o fogo, tampe a panela completamente e deixe o arroz descansar por 5 minutos (assim ele ficará mais soltinho). Solte todo o arroz com um garfo e jogue fora a folha de louro. Em uma frigideira grande, ponha o restante do azeite para esquentar, junte a cenoura e refogue-a por 4 minutos até ela começar a amolecer, junte os outros ingredientes e refogue por mais 2 ou 3 minutos, tempere com um pouco de sal e pimenta, misturando bem. Acrescente o arroz e mexa até incorporar tudo. Sirva imediatamente.

2 comentários:

  1. ameiiii seu site... to aki me matando pra procurar receita de salpicão e "vua la" encontrei vc ehhehe tomei a liberdade e o ctrl c e ctrl v pra pegar a parte em "laranja" escrito ali em cima pra criar uma pasta de receitas aki no meu PC.. SOU ISA, DO PARANÁ.. E OBRIGADA POR SALVAR ESSA MOCINHA HEHEHEE

    ResponderExcluir
  2. Oi Isa,
    adorei ter "salvo" vc. é pra isso que serve este blog. então, pode copiar as receitas sim! adoro sua terra, tenho bons amigos no PR.

    abs,

    André

    ResponderExcluir