Por esses dias ganhei de minha querida amiga Edna Rocha um vidro de óleo de nozes e o desafio de criar alguma receita com esse nobre ingrediente. Andei pesquisando e além dele ser rico em antioxidantes, ômega 3 e tudo mais, ele é perfeito como tempero (não deve ser aquecido, senão perde boa parte do sabor e aroma) conferindo um sabor levemente adocicado, amadeirado e de fundo amargo. Perfeito para dar um toque sofisticado em aves, peixes, queijos e saladas. Além de ser um realçador de sabor em receitas com nozes (molho pesto). Por enquanto fico com essas receitas de molhos para saladas ou carnes, mas em breve postarei receitas que inventarei com esse óleo divino.
MOLHO DE GORGONZOLA E NOZES
3/4 xícara de chá de creme de leite fresco (se não tiver, improvise com o de caixinha, pois diferente do de lata ele é homogeneizado e não solta soro)
200g de queijo gorgonzola
2 a 3 colheres de sopa de nozes picadas
1 colher de sobremesa de óleo de nozes
sal e pimenta ao gosto
Amasse o gorgonzola, junte o creme de leite e acrescente os demais ingredientes mexendo bem com a ajuda de um garfo.
MOLHO DE NOZES
1 xícara de chá de nozes picadas
1 cabeça de alho grande com casca
1 colher de sopa de óleo de nozes
Sal e pimenta do reino ao gosto
Vinagre de vinho branco
Azeite de oliva extravirgem
Embrulhe a cabeça de alho com um pouco de azeite em papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por 40min. Retire o alho do forno e deixe esfriar bem antes de abrir o papel alumínio. O dente de alho deve ter ficado macio (quase um purê) e adocicado. Retire as cascas e descarte-as. Coloque no liquidificador o alho, as nozes, o vinagre, o óleo de nozes e vá batendo pondo azeite aos poucos em um fio contínuo, até o molho ficar leve e cremoso como uma maionese. Tempere com sal e pimenta.
PESTO DE MANJERICÃO E NOZES
4 dentes de alho
1 colher de chá de sal
1 xícara de chá de folhas de manjericão, fresco
3 colheres de chá nozes sem casca
100 g de queijo pecorino ou parmesão ralado fino (o percorino faz toda a diferença)
1/2 xícara de chá de azeite
1 colher de sopa de óleo de nozes
Pimenta do reino ao gosto
Descasque os dentes de alho e passe-os pelo espremedor ou pique-os finamente. Ponha o alho em uma tigela e adicione o sal e misture muito bem e deixe descansar por uns minutos para o alho liberar seu óleo essencial e antioxidantes naturais. Lave as folhas de manjericão e seque-as bem. No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata bem para triturar o manjericão e as nozes. Este molho geralmente é servido frio junto à massa recém cozida e ainda bem quente, ou em último caso, pode ser levemente aquecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário