quarta-feira, 23 de junho de 2010

BATATAS PICANTES AO FORNO

Ontem comemoramos o niver de nossa querida amiga Bell e decidimos fazer um jantarzinho para botar o papo em dia. Começo de semana e pra não me sobrecarregar optei por um cardápio fácil: carne grelhada + molho (q fiz um dia antes) + risoto + batatas ao forno. Hoje vou postar a receita da batata ao forno, pois foi a grande estrela da noite, mesmo eu ingenuamente tendo feito pouca, pois era basicamente para substituir o risoto para o Anderson, já que ele não consome arroz nem com reza brava, muito queijo ou creme de leite...rs.

BATATAS PICANTES AO FORNO – 4 porções

6 a 8 batatas médias c/ casca cortadas em cubos bem grandes (morro de preguiça de descascar batatas, então, sempre lavo-as bem e mando-as pro forno).
½ garrafa de creme de leite fresco (nunca é demais explicar, creme de leite de caixinha ou lata não suportam longos cozimentos)
Bastante azeite de oliva
Sal ao seu gosto
Bastante páprica picante e pimenta do reino moída (no olhômetro, meia colher de sobremesa rasa)
Um pouco de queijo parmesão ralado (pouco mesmo, não precisa entupir de queijo, okay?)

Pré- aqueça o forno em temperatura máxima. Enquanto isso lave as batatas e corte-as. Em um refratário ponha bastante azeite, o sal, a pimenta e a páprica e misture com os dedos. Jogue as batatas nessa mistura e mexa bem com as mãos, para que todo os lados das batatas sejam temperados. Adicione o creme de leite por cima das batatas e finalize salpicando levemente um pouco de queijo, pois a ideia aqui é que o queijo ajude a dar uma cor mais bacana a batata e não sobrepor seu sabor ao dela. Leve ao forno por 40 a 50min, até que esteja bem cozida e com as extremidades dos cubos bem dourados. Sirva ainda quente, podendo substituir o arroz como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas.

4 comentários:

  1. Essa batata é um luxooooooo!! Vale muito a pena provar!!!
    Irei tentar repetir o feito em casa!
    Arrasouuu Dé! vc é o Melhor!
    Bjao..te adoro

    ResponderExcluir
  2. André, eu e meu marido somos leitores assíduos do seu blog, confesso que eu salivo a cada receita e fico imaginando como ficaria cada receita que você descreve. Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Julia!
    Fico muito contente em saber que são leitores do meu blog e que gostam de minhas receitas. Mas pq não passam da imaginação para a produção das receitas? rs
    E depois de fazê-las não se esqueçam de postar aqui os comentários sobre o resultado.
    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Bell,

    quando fizer em sua casa me chama pra provar, hein?! rs

    bjus!

    ResponderExcluir