sexta-feira, 6 de agosto de 2010

TEMPURÁ DE LEGUMES + MOLHO P/ TEMPURÁ

Nosso amigo William é vegetariano convicto e sempre olhou meio torto para restaurantes orientais, já que neles se servem toneladas de peixe cru e outras iguarias que eu não abro mão. Mas venceu o preconceito e aprendeu a apreciar alguns pratos mais veggies do menu, como o tempurá de legumes e o rolinho primavera de queijo. Ontem, ele se aventurou por alguns sushis (sem peixe), mas não foi um caso de grande paixão. A paixão dele é realmente o tempurá de legumes e por isso, posto uma receita bacana. Yoshiiii daishooo matsu!

TEMPURÁ DE LEGUMES + MOLHO P/ TEMPURÁ

MASSA:
2 copos de farinha de trigo
1 copo de cerveja gelada (s/ espuma)
1 boa pitada de sal
Cubos de gelo
½ litro de óleo de milho para fritar (óleo de milho não tem sabor)

VEGETAIS:
Abobrinha
Cenoura
Cebola
Berinjela
Couve-flor
Brócolis
Batata doce
Vagem
Pimentão

MOLHO:
2 copos de água
½ pacote de hondashi (caldo oriental de peixe em pó, favor não trocar por knorr ou similar)
2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)
1 xícara de café de saquê mirim
1/4 xícara de chá de gengibre em pedaços (s/ casca okay?)
Cebolinha cortada em rodelas finas

Recomendo fazer o molho primeiro, pois o processo de fritura do tempurá é rápido. Ferva a água e ponha o hondashi, dissolvendo-o bem. Junte os demais ingredientes (exceto a cebolinha) e deixe ferver por 3 min. Espere esfriar e junte a cebolinha. Agora vamos ao tempurá. Misture a cerveja na farinha e mexa bem até a massa ficar no ponto (nem muito grossa, nem muito fina) e grudar nos vegetais que devem estar crus. Junte sal à massa, mexa e leve-a ao congelador. O choque térmico da massa gelada e do óleo quente é o que deixa a massa crocante, leve e sequinha. Enquanto isso, corte ou rale grosso os vegetais crus. Esquente o óleo e misture os vegetais à massa, se necessário ponha alguns cubos de gelo na massa para ela não esquentar. Pegue pequenas porções de legumes com uma colher e ponha direto no óleo (cuidado! pode espirrar um pouco) e deixe fritar de todos os lados até ficar dourado. Retire e escorra bem em papel toalha. Os legumes ficam cozidos al dente (levemente crocantes por dentro e macios por fora). Sirva ainda quente acompanhado do molho.

PS1: esta mesma massa serve para fazer tempurá de camarão. E o molho também serve para guiozas.
PS2: vc pode fazer os legumes separados e em pedaços maiores, sem ralar e misturar todos eles. A apresentação fica melhor assim e os seus convidados podem escolher qual vegetal querem comer.

4 comentários:

  1. Meu Caro Amigo André Dias, Muito Obrigado! Adorei! Parabéns pelo blog! Parabéns pelas deliciosas receitas! Essa do tempurá será devidamente executada! Assim que eu dominhar um pouco melhor o território em questão, lhe convidarei para saborear um autêntico tempurá!
    Grande Abraço! William de Camargo

    ResponderExcluir
  2. Sou Professora de Yoga e VEGETARIANA!
    Adorei a receita!
    Obrigada!
    Namastê!

    ResponderExcluir
  3. diferente essa receita, da próxima vez vou experimentar com certeza. valeu!

    ResponderExcluir