Nosso amigo William é vegetariano convicto e sempre olhou meio torto para restaurantes orientais, já que neles se servem toneladas de peixe cru e outras iguarias que eu não abro mão. Mas venceu o preconceito e aprendeu a apreciar alguns pratos mais veggies do menu, como o tempurá de legumes e o rolinho primavera de queijo. Ontem, ele se aventurou por alguns sushis (sem peixe), mas não foi um caso de grande paixão. A paixão dele é realmente o tempurá de legumes e por isso, posto uma receita bacana. Yoshiiii daishooo matsu!
TEMPURÁ DE LEGUMES + MOLHO P/ TEMPURÁ
MASSA:
2 copos de farinha de trigo
1 copo de cerveja gelada (s/ espuma)
1 boa pitada de sal
Cubos de gelo
½ litro de óleo de milho para fritar (óleo de milho não tem sabor)
VEGETAIS:
Abobrinha
Cenoura
Cebola
Berinjela
Couve-flor
Brócolis
Batata doce
Vagem
Pimentão
MOLHO:
2 copos de água
½ pacote de hondashi (caldo oriental de peixe em pó, favor não trocar por knorr ou similar)
2 colheres de sopa de shoyu (molho de soja)
1 xícara de café de saquê mirim
1/4 xícara de chá de gengibre em pedaços (s/ casca okay?)
Cebolinha cortada em rodelas finas
Recomendo fazer o molho primeiro, pois o processo de fritura do tempurá é rápido. Ferva a água e ponha o hondashi, dissolvendo-o bem. Junte os demais ingredientes (exceto a cebolinha) e deixe ferver por 3 min. Espere esfriar e junte a cebolinha. Agora vamos ao tempurá. Misture a cerveja na farinha e mexa bem até a massa ficar no ponto (nem muito grossa, nem muito fina) e grudar nos vegetais que devem estar crus. Junte sal à massa, mexa e leve-a ao congelador. O choque térmico da massa gelada e do óleo quente é o que deixa a massa crocante, leve e sequinha. Enquanto isso, corte ou rale grosso os vegetais crus. Esquente o óleo e misture os vegetais à massa, se necessário ponha alguns cubos de gelo na massa para ela não esquentar. Pegue pequenas porções de legumes com uma colher e ponha direto no óleo (cuidado! pode espirrar um pouco) e deixe fritar de todos os lados até ficar dourado. Retire e escorra bem em papel toalha. Os legumes ficam cozidos al dente (levemente crocantes por dentro e macios por fora). Sirva ainda quente acompanhado do molho.
PS1: esta mesma massa serve para fazer tempurá de camarão. E o molho também serve para guiozas.
PS2: vc pode fazer os legumes separados e em pedaços maiores, sem ralar e misturar todos eles. A apresentação fica melhor assim e os seus convidados podem escolher qual vegetal querem comer.
Manual de salvamento na cozinha para solteiros, inaptos, preguiçosos e afins. Ou simplesmente pra quem curte uma boa comida sem frescura e sem demora com receitas rápidas pro dia a dia. Se você tem uma receita boa para indicar (fácil e com poucos ingredientes), está mais que convidado a enfiar sua colher no nosso blog. Basta enviá-la para: andredias@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meu Caro Amigo André Dias, Muito Obrigado! Adorei! Parabéns pelo blog! Parabéns pelas deliciosas receitas! Essa do tempurá será devidamente executada! Assim que eu dominhar um pouco melhor o território em questão, lhe convidarei para saborear um autêntico tempurá!
ResponderExcluirGrande Abraço! William de Camargo
Sou Professora de Yoga e VEGETARIANA!
ResponderExcluirAdorei a receita!
Obrigada!
Namastê!
Namastê geral!
ResponderExcluirdiferente essa receita, da próxima vez vou experimentar com certeza. valeu!
ResponderExcluir