terça-feira, 10 de agosto de 2010

LASAGNA DE RICOTA E NOZES

Ainda no desafio de criar pratos com óleo de nozes, decidi criar uma receita de lasagna, que pode ser facilmente adaptada para panquecas ou canelones. Mas como sou preguiçoso e não tenho paciência de fazer uma dezena de panquecas ou de rechear canelones, prefiro montar uma boa lasagna e resolver o assunto...rs. Relembro a todos que o óleo de nozes não deve ser aquecido em temperaturas altas, pois tende a perder parte do seu sabor (e nós não queremos isso, okay?!). Então, tanto nesta quando nas demais receitas com esse ingrediente, vcs notarão que ele só entra na finalização do prato. Lasagna pra todos!

LASAGNA DE RICOTA E NOZES

MOLHO BRANCO:
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 litro de leite (temperatura ambiente)
Sal, pimenta do reino e noz moscada ao seu gosto

RECHEIO:
500g de ricota ralada
200g de castanha de caju ou nozes bem picadas
Azeite de oliva (para untar)
Mssa pré-cozida para lasagna
Queijo parmesão ralado para polvilhar
200g de queijo mussarela ralada
Óleo de nozes (para finalizar, pois não deve ser aquecido)

Pré-aqueça o forno em temperatura alta. Em uma panela ponha a manteiga e deixe derreter completamente, junte a farinha de trigo e misture bem, para a farinha ficar bem úmida. Deixe cozinhar por uns 30 segundo, mexendo sempre. Junte metade do leite e mexa bem com um batedor de arames (fouet) até dissolver toda a farinha e ficar sem grumos. Então, acrescente o restante do leite e continue mexendo até engrossar. Finalize o molho temperando com sal, pimenta e noz moscada. Unte um refratário retangular com um pouco de azeite e ponha uma concha de molho e espalhe por todo o fundo. Ponha uma camada de massa, outra de ricota, salpique um pouco de mussarela e castanha (ou nozes). Junte duas conchas de molho branco e faça outra camada de massa, ricota, mussarela e castanha. Finalize com mais molho, uma camada de massa, outra camada de molho, queijo mussarela, castanha e parmesão. Leve ao forno até dourar em cima. Antes de servir regue com um bom “fio” de óleo de nozes.

PS: vc pode fazer essa mesma lasagna com a infalível dupla de ricota + espinafre. Basta misturar 1 maço de folhas bem lavadas e cozidas com água e sal por 8 minutos. Lembre-se de escorrer bem as folhas e após esfriar, de espremê-las com as mãos para retirar todo o excesso de água do cozimento. Pique-as bem e utilize. Se vc não curte um espinafre, tente fazer com brócolis cozido. Se usar o congelado, ponha-o no micro-ondas por 4 a 5 minutos, virando-os na metade do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário