quarta-feira, 18 de agosto de 2010

TABULE DE QUINUA

Recentemente tenho me deparado com bastantes receitas de quinua por aí, nos buffets da vida. O mais interessante disso, é que além de ter um sabor delicado, este cereal serve de base para excelentes saladas, dando substância a elas e absorvendo bem os temperos utilizados. Para quem ainda não sabe a quinua é rica em proteínas (mais que a carne, ovos ou leite), vitaminas e sais minerais, sendo assim um alimento completo. Outra informação importantíssima é que apesar de ser rica em amido (347kcal/100g), não contém glúten. O que é um alívio para quem tem celíacos na família. Renda-se à delicadeza desse ingrediente, que em minha opinião, é uma excelente opção para uma refeição leve e serve de base para você adicionar outros ingredientes e sabores, tanto quanto outro hours concours nestes quesitos - o couscous marroquino. Mas com uma grande vantagem em relação a este, já que a quinua é muito mais nutritiva.

TABULE DE QUINUA – 4 porções

1 xícara de chá de quinua crua
2 xícaras de chá de água (para cozinhar a quinua)
Sal ao seu gosto
4 tomates sem sementes cortados em cubinhos
1 pepino cortado em cubinhos
1/2 xícara de salsa picada (somente as folhas)
1/4 xícara de folhas de hortelã picada  (somente as folhas)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de meio limão
1 pitada de pimenta síria (opcional – lembre-se, a pimenta síria é um mix de especiarias, é mais aromático que realmente ardido)

Cozinhe a quinua com a água (sempre na proporção de 1 parte de quinua para 2 de água) e um pouco de sal, por 10 a 15 minutos, até que ela dobre de tamanho. Escorra bem (ponha um pano em uma peneira e deixe escorrendo, apertando de vez em quando). Misture a quinua fria aos tomates, pepino, salsa, hortelã e pimenta síria. Leve à geladeira por 2h antes de servir. Tempere seu tabule na hora de servir, pois o sal irá desidratar os tomates e pepinos e criar caldo. Então, pouco antes de servir, junte o sal ao seu gosto, o azeite e o suco de limão e misture bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário