quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CRÈME PATISSÈRIE OU CREME DE CONFEITEIRO

Meu querido amigo Beto me pediu uma help para fazer uma torta com massa quebradiça (massa podre). Sua ideia é fazer uma torta com massa de biscoito maisena e coberta de geleia de framboesa ou damascos, servido com ganache de chocolate. Ideia mais que aprovada! Apenas sugeri que colocasse no recheio um creme de confeiteiro. E para não deixá-lo na mão pedi uma ajuda ao Olivier Anquier e tomei emprestada sua receita de creme. Eis ela:

CRÈME PATISSÈRIE OU CREME DE CONFEITEIRO

1 litro de leite
150 g de açúcar
2 ovos (quanto mais amarelinha a gema, mais bonito fica!)
4 gemas
150 g de maisena
50 g de manteiga (opcional)
1/2 fava de baunilha (ou 6 gotas de essência, se não tiver a fava)

Raspe as sementes da fava de baunilha partida ao meio e ferva junto com o leite (ou use a essência). Bata em uma vasilha, com um fouet (batedor de arames), energicamente e sem parar, os ovos, as gemas e o açúcar, até que essa mistura vire um creme branco e liso. Coloque, pouco a pouco, a maisena peneirada e mexa sem parar, para não empelotar. Despeje o leite quente nessa mistura, aos pouquinhos, e mexa sem parar (talvez você precise de um ajudante nessa hora...). Volte para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente. Para verificar o ponto, retire uma colher do creme, mais próxima da borda, se o restante do creme demorar para ocupar o espaço vazio, significa que ele está no ponto correto. Tire o creme do fogo  e misture a manteiga e e bata bem para "alisar" o creme . Passe para uma vasilha rasa, cubra com um filme plástico (encostado no creme, para não criar nata), e leve à geladeira, até que esfrie. Use para rechear tortas, bombas, carolinas (profiteroles), etc.

4 comentários:

  1. Muito obrigado André pela preciosa dica.
    Farei e te conto depois como ficou.
    abração .

    ResponderExcluir
  2. André, eu fiz essa receita incrível que acompanhou um brownie de castanha de caju e chocolate meio amargo, e morangos...ficou sensacional!!

    ResponderExcluir
  3. Lulu Agueira,

    fico feliz q tenha curtido e vindo aqui compartilhar conosco sua experiência com a receita.

    obrigado.


    André

    ResponderExcluir
  4. Fiz a receita e ficou excelente! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir