segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CRESPELLE DE MELE

Lá em casa todos adoramos uma boa tarte tartin (http://enfiandoacolher.blogspot.com/2010/03/tarte-tatin-tartatin-torta-invertida-de.html). Sempre que tou sem ideias pra sobremesa, faço essa receita fácil e rápida que é sempre um sucesso. Mas eis que me deparo com essa versão italiana de torta invertida de maçã, que não precisa de massa folheada. Melhor que isso impossível. Pegue sua melhor frigideira e mãos à obra!


CRESPELLE DE MELE (torta rápida e invertida de maçã verde)

200ml de leite integral
1 ovo
30ml de azeite
70g de farinha de trigo
2 maçãs verdes descascadas e sem o miolo, cortadas ao meio e em lâminas (ufa!)
4 colheres de sobremesa de açúcar (pra que mais?!)
50g de manteiga
Sorvete de creme (para acompanhar)

Bata o leite, o ovo, o azeite e a farinha de trigo no liquidificador. Unte uma frigideira grande com manteiga e leve ao fogo brando. Quando estiver quente acrescente massa suficiente para cobrir apenas o fundo, como se fosse uma panqueca. Retire do fogo e distribua as lâminas de maçã por cima, intercalando uma sobre as outras como se fosse uma espiral. Leve ao fogo novamente até dourar a massa. Com cuidado escorregue a torta sobre um prato com as maçãs viradas para cima. Segure o prato com uma mão e com a outra ponha a frigideira em cima do prato. Em um movimento rápido Vire o prato sobre a frigideira e passe a torta para ela, agora com as maçãs para baixo. Deixe dourar por 5 min. Passe novamente a crespelle da frigideira para o prato. Polvilhe o açúcar na frigideira, volte a crespelle com a parte da maçã para baixo à frigideira e volte ao fogo até caramelizar. Retire do fogo, e sirva-a ainda quente, acompanhada de sorvete de creme.

2 comentários:

  1. André,
    Que deliciaaa!!!! vou fazer amanhã à noite, gostaria de saber se serve bem 4 pessoas, ou se é individual?! Acho que depende da pessoa, né?
    Eu acho que vou fazer uma só para mim, e mais uma para os outros 3....kkkk, meu jantar vai ser só esse!!! A não ser que vc viesse cozinhar para mim....
    vamos ver como vai ficar, depois te conto!!!
    Bjs,
    Vera

    ResponderExcluir
  2. Oi Vera,

    Serve 4 pessoas, pois fica um pouco maior que uma pizza brotinho.
    Mas se vc tiver uma frigideira pequena nada impede de fazer versões individuais, que são sempre mais generosas, né?
    Bjus.

    ResponderExcluir