Quem não curte camarão?! Ahhhh... como tenho dó dos alérgicos (mentira, nem ligo!). Mas como por enquanto ainda estou no time que ainda não adquiriu esta mazela, aproveito bem o meu destino. Aproveitei meu tour de final de ano no RN e CE para provar delícias à base desse crustáceo. Conforme o já explicado no post anterior. Segue mais uma receitinha bem selecionada e devidamente assinada. Deliciem-se!
BOBÓ DE CAMARÃO by chef Maurício Cordeiro
1kg de camarão médio descascado
600g de aipim (macaxeira) cortados em cubos grandes e uniformes
2 tomates grandes cortados grosseiramente
1 cebola grande cortada grosseiramente
½ pimentão verde cortado grosseiramente
6 dentes de alho pilados
½ xícara de coentro picado (somente as folhas)
½ xícara de cebolinha picada
500ml de leite de coco
80ml de azeite de dendê
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta ao seu gosto
Cozinhe o aipim ou a macaxeira até que fique bem macio. Escorra e reserve um pouco da água do cozimento. Bata no liquidificador o aipim com o tomate, a cebola, o pimentão e o leite de coco até formar um creme consistente. Aqueça uma panela e ponha o azeite de oliva e o alho para dourar. Junte o creme de aipim e mexa bem. Se o creme ficar muito grosso, junte um pouco da água do cozimento do aipim. Quando este creme estiver fervendo, junte o dendê, mexa bem para ele incorporar todo o creme. Ponha os camarões, mexa novamente. Tampe e deixe cozinhar por 4 a 5 min. Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo e finalize com o coentro e a cebolinha picadas, mexendo bem. Sirva ainda quente, sozinho como entrada ou aperitivo em cumbuquinhas individuais. Ou acompanhado de arroz branco ou arroz com castanha de caju e farofa de alho para um jantar com toque bem nordestino e sofisticado.
PS: para os alérgicos de plantão, minha mãe criou uma versão muito deliciosa feita com cubos de peito de frango. Basta temperar os cubos com sal e pimenta e dourá-los antes de por junto ao creme de aipim.
PS2: tanto o dendê quanto o coentro são a alma do tempero desta receita. Vença suas barreiras e preconceitos e desfrute do sabor original deste prato.
PS3: se vc quiser dar um toque oriental, ponha um pouco de gengibre e mais pimenta no tempero e sirva com arroz jasmim feito com leite de coco e coco ralado salpicado por cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário