Sempre que vamos à Fortaleza temos que dar um pulo no CocoBambu pro Anderson comer o escondidinho de lá. Leve de tudo, saboroso demais! Contudo, aviso que mesmo sendo cearense não curto muito carne-de-sol e seus assemelhados país a fora (carne seca e charque). Mas como tá super na moda os regionalismos, segue esta receita especialíssima e assinada, deste prato que é hors concours em quase todos os cardápios de bares e restaurantes. Divirtam-se!
ESCONDIDINHO DE CARNE SECA COM PURÊ DE BATATA BAROA (MANDIOQUINHA) by chef Thaysa Godoy
500g de carne seca limpa e cortada (em cubos grandes e uniformes)
150g de bacon
1kg de batata baroa (mandioquinha)
1 copo de requeijão cremoso (Catupiry, of course!)
1 caixa de creme de leite
200ml de leite integral (uhuuu, se joga!)
1 cebola ralada
2 dentes de alho
3 tomates sem pele
1 colher de sopa de manteiga
200g de mussarela ralada grossa (para gratinar)
Cheiro verde (coentro e cebolinha) picado
Sal e pimenta do reino ao seu gosto
Caldo de carne
Dessalgar a carne seca deixando-a de molho um dia antes, trocando a água 3 ou 4 vezes. Cozinhar a carne em panela de pressão por 30min com água suficiente para cobrir a carne. Enquanto isso leve a batata baroa ou mandioquinha para cozinhar também, até amolecer. Quando a carne estiver cozida, escorra a água do cozimento, deixe esfriar e desfie retirando e desprezando as gorduras. Refogue o bacon com a cebola e o alho. Junte a carne, os tomates e continue refogando. Acrescente o caldo de carne, a pimenta e o coentro e cozinhe por mais 2 ou 3 min. Reserve a carne refogada. Agora escorra a batata baroa e amasse-a ainda quente para formar um purê liso e sem grumos. Junte à batata amassada o creme de leite, o leite, 2 colheres de sopa bem cheias de requeijão e o sal. Leve ao fogo e mexa até formar um creme liso e encorpado. Em um refratário grande ou em vários individuais (ramequins) ponha um pouco do purê no fundo, a carne refogada, um pouco de requeijão, mais purê e finalize com a mussarela ralada. Leve tudo ao forno pré-aquecido em temperatura máxima até que doure e gratine o queijo e o purê. Sirva quente como entrada ou acompanhada de arroz e salada.
PS: se assim como eu, vc não curte mandioquinha, substitua-a por batata inglesa. Se vc quer um prato ainda bem saboroso, mas mais leve, retire o purê da receita e faça seu escondidinho apenas com o a carne seca refogada (sem bacon) e requeijão cremoso no topo. Vai gratinar do mesmo jeito, mas pesar bem menos na sua conta calórica.
PS2: para fazer qualquer tipo de purê com batatas é importante amassá-las enquanto elas ainda estão bem quentes. Junte todos os ingredientes em seguida e leve-os ao fogo novamente o mais rápido possível e vá mexendo até dar o ponto (soltar do fundo da panela).
Manual de salvamento na cozinha para solteiros, inaptos, preguiçosos e afins. Ou simplesmente pra quem curte uma boa comida sem frescura e sem demora com receitas rápidas pro dia a dia. Se você tem uma receita boa para indicar (fácil e com poucos ingredientes), está mais que convidado a enfiar sua colher no nosso blog. Basta enviá-la para: andredias@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hummm ficou uma delicia muito gostoso mesmo....
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluiresta receita é um top 10 nas buscas aqui do blog.
fico feliz que tenha gostado.
abs,
André Dias.
É uma delícia, parabéns!!!
ResponderExcluir