quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

STROGONOFF DE CHOCOLATE

Outra receita que há tempos vem me rondando é o tal do strogonoff de chocolate. Lembro-me bem da época que trabalhava na FRP e que em todos os aniversários eram encomendados uma torta de strogonoff de chocolate. O sucesso é tanto que tem uma doceria na cidade fazendo fama (e dinheiro) com esta receita. Mas, independente da torta, há uma versão mais simples desta receita que é só o strogonoff. E minha querida amiga Aninha, minha ex-parceira de FRP, me pediu hoje por e-mail uma receita desta sobremesa que todos adoram e repetem. Então, aproveitem, façam e sintam o prazer de ver todos elogiarem e repetirem.

STROGONOFF DE CHOCOLATE

2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
6 gemas sem pele
6 claras batidas em neve (opcional)
6 colheres de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 lata de leite integral (medida de uma lata de leite condensado)
2 colheres de sopa de rum ou licor de chocolate
300g de chocolate meio amargo picado em cubos pequenos
100g de nozes ou castanhas ou macadâmias picadas grosseiramente (opcional)

Misture o creme de leite, o leite condensado, o chocolate em pó, as gemas, a margarina e o leite em uma panela e leve ao fogo médio, sem parar de mexer até ficar cremoso como um brigadeiro mole. Retire do fogo e acrescente o rum, mexa bem e deixe esfriar. Se quiser uma consistência parecida com uma mousse, bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao creme de chocolate frio com movimentos de baixo para cima. Em qualquer um dos casos, para finalizar, junte os cubinhos de chocolate e a castanha picada que você gostar. Mexa e leve para gelar por pelo menos 2h antes de servir.


PS: há uma versão mais simples, ideal para o dia-a-dia e tão deliciosa quanto – strogonoff de banana. Basta trocar as castanhas e o chocolate picado por cubinhos de banana. Ou se for época, que tal apostar nos morangos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário