quinta-feira, 3 de março de 2011

PÂTE BRISÉE E PÂTE SUCRÉE – MASSA PODRE (receita by Le Cordon Bleu)

Por esses dias meu amigo Beto veio me pedir umas dicas para fazer uma torta doce. Ele queria fazer uma torta com massa de biscoito e recheia-la com geleia e tudo mais. Dei dicas pro recheio (creme de confeiteiro, ganache, etc), mas no corre-corre não passei a dica da massa (achei q ele não precisava). Sorry! Mas, hoje me deparo com uma solicitação de uma seguidora, a Adriana, ou como ela mesma prefere, Dri, que gentilmente me pediu uma receita de massa para servir de base para tortas. Uma massa que fique como se fosse um delicado biscoito, bem quebradiça, deliciosa.
Dri, preferi publicar essa receita aqui no blog, já que esta massa é uma receita básica e fundamental para qualquer amante da culinária. Assim já a deixo registrada para todos. Esta massa surgiu na culinária francesa e chama-se pâte brisée (se for salgada) ou pâte sucrée (se for doce), mas para nós brasileiros a chamamos simplesmente de "massa podre" (pq ela se esfarela depois de assada) e nossos amigos lusitanos a chamam (mais adequadamente) de "massa quebradiça".
Hoje há grandes variações dessa receita, tem gente que põe iogurte ou creme de leite ou óleo ou até mesmo guaraná! Mas, por enquanto vamos nos ater à receita original, okay?!

PÂTE BRISÉE E PÂTE SUCRÉE – MASSA PODRE (receita by Le Cordon Bleu)

200 g de farinha de trigo peneirada (s/ fermento)
1 boa pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar (se for para fazer a massa doce)
100 g de manteiga sem sal, gelada e em cubos pequenos
1 ovo levemente batido
2 a 3 colheres de chá de água

Peneire a farinha com o sal (e o açúcar, se for fazer massa doce) em uma tigela grande. Junte os cubos de manteiga. Com as pontas dos dedos misture tudo rapidamente até conseguir uma consistência de farelo de pão. Faça uma cova no centro da massa e junte o ovo e a água. Misture tudo com uma espátula firme até formar uma bola rugosa. Se a massa ficar um pouco pegajosa, polvilhe um pouco mais de farinha. Amasse rapidamente a massa para deixá-la mais homogênea (por não mais de 20seg, para a manteiga não derreter). Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 20min para a manteiga gelar e o glúten relaxar (isso vai deixar a massa bem quebradiça). Depois desse processo você poderá abrir a massa na espessura que desejar.

PS: essa quantidade de massa serve para forrar o fundo de duas assadeiras de 18 a 20cm de diâmetro.
PS2: se não utilizar sal ou açúcar para fazer uma massa neutra, ela passa a se chamar de pâte sablée.

4 comentários:

  1. ola Andre!!!
    gostaria de saber se devo fazer a massa e assar no msm dia ou posso guardar as tortinhaas assadas será elas ficam crocantes e quebradiças tbm??

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline,

    pode congelar sim, mas recomendo não assá-las completamente.
    deixe para finalizar o cozimento quando for utilizá-las.
    e descongele-as lentamente tirando do congelador na véspera e colocando-as na geladeira.

    abs,

    André

    ResponderExcluir
  3. Dica para recheio de uma torta com vegetais!?
    PARABÉNS!!
    Leonardo Hasenclever

    ResponderExcluir
  4. Oi, André, tudo bem?!
    Estava procurando uma receita de massa sablée e adorei teu blog.

    Abraços,

    Ádyla Cristina.

    ResponderExcluir