terça-feira, 26 de julho de 2011

BRUSCHETTAS DE SHITAKE NO PÃO DE 12 GRÃOS COM LASCAS DE QUEIJO GRANA PADANO

Ainda para o almoço com os amigos Américo e Cynthia, tive a sorte de no supermercado, ao avistar os pacotes, pensar em uma entradinha básica pro nosso almoço de domingo. Os shitakes estavam incríveis e com um preço ótimo. Então, como não sou de perder uma oportunidade dessas (e adoro cogumelos), já lembrei do pão de 12 grãos que tinha em casa, mais o creme de leite fresco que já estava no carrinho e ia entrar no prato principal e bolei essa por assim dizer bruschettas. Afinal, quem não gosta de cogumelos bem temperados?! Mas não para por aí não! Chegando em casa ao abrir a geladeira o que encontro? Um belo pedaço de queijo grana padano. Sua doçura e picância não casariam perfeitamente com os cogumelos? Sim, e como casam! Então, é isso. Deliciem-se também.

BRUSCHETTAS DE SHITAKE NO PÃO DE 12 GRÃOS COM LASCAS DE QUEIJO GRANA PADANO

1 bandeja de skitake fatiado
½ garrafa de creme de leite fresco
1 cubo de caldo de legumes (uso o da linha Knorr Vitale, tem menos sal e gordura)
2 dentes de alho bem picados
1 colher de salsa picada (somente as folhas)
1 cebola pequena bem picada
1 dose de vinho branco seco
6 a 8 fatias de pão de 12 grãos ou pão preto (recomendo os da Pullman)
4 colheres de azeite
1 bom pedaço de queijo grana padano

Pré-aqueça o forno em temperatura máxima. Ponha as fatias de pão em uma assadeira e leve ao forno por uns 10 minutos só para endurecerem um pouco, mas não para virarem torradas, secas e duras demais. Enquanto o pão esquenta, em uma frigideira grande aqueça o azeite, junte a cebola e refogue até começar a ficar transparente. Então, junte o alho e mexa até dourar. Acrescente os cogumelos e refogue-os até começarem a murchar. Adicione o creme de leite, o vinho e o cubo de caldo de legumes bem esfarelado e mexa bem. Deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos até os cogumelos começarem a amolecer. Apague o fogo e acrescente a salsa picada, mexa e deixe esfriar um pouco. Retire as fatias de pão do forno e com uma faca de serra (faca para pão) corte-as ao meio na diagonal. Ponha uma boa colherada de cogumelos com o molho em cima de cada fatia. E com a faca de serra retire lascas grandes de queijo e ponha-as por cima das bruschettas. Sirva imediatamente.


PS: se você quer deixar tudo meio pronto para servir rapidamente quando os convidados chegarem. Deixe o pão já levemente torrado no forno, como manda a receita. Faça o refogado de cogumelos, mas deixe-os um pouco menos cozidos. Ao esfriar o molho dos cogumelos deve engrossar bastante, então para esquentar e terminar o cozimento, adicione um pouco de água (um dedo de água) à mistura, mexa bem e leve ao fogo. Pronto é só montar e servir.

Um comentário:

  1. Nossa! nesse eu queria ver uma foto! sim!
    =D
    adorei!

    beijos.
    Ju

    ResponderExcluir