terça-feira, 2 de agosto de 2011

SOPA VERMELHA

Adoro ter ideias de receitas no supermercado. Já tive várias dessas e confesso, todas as receitas ficaram ótimas. E ontem encanei de fazer uma sopa vermelha, bem leve e saborosa. Queria sabores levemente tostados como base, pois odeio sopas insossas. De canja então, fujo como o diabo da cruz e nem adianta tentar me convencer que a sua é diferente e melhor (acredite: é que nem lentilha, não há quem faça isso ser melhor). Peguei todos os ingredientes alaranjados e vermelhos que achei e mãos à obra. Ficou incrivelmente saborosa e leve ao mesmo tempo. Vale lembrar que esta sopa é rica em licopeno e betacaroteno, antioxidantes e facilitadores do metabolismo das gorduras, fortalecedor de unhas, pele e cabelos. E quem falou que comida nutritiva tem que ser feia e com gosto de papel? Se eu fosse você provaria!


 SOPA VERMELHA


2 peitos de frango sem pele e ossos em cubos
2 cenouras médias raladas grossa
2 cebolas médias bem picadas
1 pimentão vermelho grande bem picado (sem sementes e parte branca interna)
1 pacote de molho de tomate tradicional
1 mandioquinha (ou batata baroa ou cenoura amarela) grande em cubos médios
1 beterraba pequena ralada grossa
1 talo grande de salsão ou 2 pequenos em cubos pequenos
2 colheres de molho de soja light (shoyu)
1 tablete de caldo de legumes e 1 tablete de caldo de frango (recomendo da linha Knorr Vitale, pois têm menos sal e gordura)
2 dentes de alhos grandes bem picados
5 talhos de cebolinha bem picados (inclusive parte branca)
Pimenta do reino ao seu gosto
½ colher de sobremesa de pimenta chilli em pó (opcional)
2 + 1 colheres de sopa de azeite (para refogar)
2 l de água fervente


Em uma panela média ponha a água para ferver. Em outra panela grande, aqueça as 2 colheres de azeite e ponha toda a cebola e mexa bem até começar a refogar. Quando a cebola começar a ficar transparente, mexa de vez enquanto para que ela caramelize aos poucos. Nossa ideia é deixar a cebola bem dourada, por isso abaixe o fogo para temperatura média e vá mexendo com menos intensidade. Quando a cebola começar a pegar cor, afaste a cebola para um canto da panela e na área aberta ponha mais 1 colher de sopa de azeite e o alho, refogue o alho neste espaço por 1 minuto, depois misture-o com a cebola e continue refogando tudo por mais 2 ou 3 minutos. Acrescente o salsão e refogue por mais 2 minutos. Aumente o fogo, junte o pimentão e refogue por mais 5 minutos. Ponha a cenoura e refogue por mais 5 minutos. Precisamos criar no fundo da panela e nos legumes um sabor tostado e caramelizado intenso, por isso todo esse processo. Junte a água fervente, a mandioquinha, o peito de frango, cebolinha e a beterraba. Tempere com os cubos de caldo, pimenta do reino e o chilli. Tampe e deixe ferver até a mandioquinha amolecer bem. Retire do fogo e separe todos os cubos de frango e reserve. Com a ajuda de um mixer triture bem todos os ingredientes até virar um creme bem encorpado (se não tiver mixer, uso o liquidificador, mas espere esfriar um pouco e vá batendo pequenas quantidades até finalizar todo o conteúdo). Junte os cubos de frango novamente à sopa, mexa bem e sirva bem quente.


PS: para incrementar mais esta sopa, pode-se acrescentar uma folha de louro durante o cozimento (retire-a antes de triturar), ou um pedaço de gengibre descascado. Na hora de servir, pode-se por pequenos croûtons ou minicubos de pepino, ou ainda uma boa colher de creme de leite fresco batido no centro de cada porção. Ou simplesmente polvilhar salsinha ou coentro bem picados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário