segunda-feira, 14 de março de 2011

MASSAMAN CURRY (CARNE ENSOPADA NO LEITE DE COCO COM CURRY MASSAMAN E CARDAMOMO)

Depois de uma pausa pro carnaval e ainda sob influência da viagem à Tailândia, feita por nossa amiga Beth, decidimos ir mais uma vez ao Lagundri nos deliciarmos com suas receitas. Desta vez já mais familiarizado com o menu escolhi um prato à base de carne e com um toque indiano, garantido pelo uso do gaham masala ou curry massaman. Este prato de carne ensopada tem o molho encorpado com leite de coco, é aromático e pode ter o nível de pimenta que você desejar e casa perfeitamente com o perfumado arroz jasmim. A crocância fica por conta dos cubos de cará frito e castanhas de caju inteiras. Gostei tanto desse prato que acordei sentindo o gosto dele e desejando-o pro almoço. Por isso, fui atrás de uma receita similar que publico pra vcs. Namasté!

MASSAMAN CURRY (CARNE ENSOPADA NO LEITE DE COCO COM CURRY MASSAMAN E CARDAMOMO) – 1 porção

250g de filet mignon em cubos médios
3 colheres de chá de molho de peixe (nam pla)
1 colher de sopa de óleo (para a carne)
Óleo para fritar (o cará)
Molho de pimenta ao seu gosto
6 a 8 sementes de cardamomo bem amassadas
1 garrafa pequena de leite de coco
2 colheres de sopa de curry massaman ou garam masala
2 colheres de sopa de pasta de tamarindo
1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
½ xícara de chá de cará (ou batata-doce) em cubos pequenos
6 castanhas de caju inteiras
Folhas de coentro ou cebolinha picada (para decorar)

Tempere a carne com o molho de peixe e o curry ou o masala. Se quiser, pode deixar a carne marinando por 1 ou 2h nessa mistura. Enquanto isso, descasque e corte o cará ou batata-doce e cozinhe até ficar quase macio. Escorra bem e reserve. Esquente o óleo e doure a carne já temperada junto com o açúcar mascavo e o cardamomo. Acrescente o leite de coco e a pasta de tamarindo, mexa bem e deixe cozinhar em fogo alto por 10min. Frite os cubos de cará ou batata-doce até ficarem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha. Prove o sal (o molho de peixe já deve ter sal suficiente para a receita) e acrescente o molho de pimenta. Sirva a carne bem quente em uma tigela e por cima decore com os cubos de cará fritos, as castanhas de caju, o coentro ou a cebolinha. Acompanhe com tigelas individuais de arroz jasmim.

7 comentários:

  1. seria legal se você colocasse as fotos da receita. Fazer uma receita sem foto não rola :/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla,
    sei q tb comemos pelos olhos. mas realmente não está nos meus planos inserir fotos no blog. ou ponho fotos de qualidade (assim como as receitas), ou prefiro não por.
    outro fator complicante é que geralmente sirvo meus pratos para convidados e tirar uma foto correndo, para que a comida não esfrie, não cabe na minha dinâmica.

    abs,

    André.

    ResponderExcluir
  3. PS: só pra lembrar tb que nos melhores restaurantes nunca vai haver foto dos pratos no menu (think about it!).

    ResponderExcluir
  4. O modo de preparo, pra mim, substitui a foto.. dá até pra sentir o cheiro da carne fritando com o açúcar mascavo.. rs

    Vou experimentar...

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi BackK,

    obrigado pelo apoio e elogio. este lance da ausência de fotos já foi programado por mim no dia que decidi montar este blog. sou publicitário, sei a importância que uma boa foto tem, e sei que não conseguiria por fotos amadoras em qualquer trabalho meu, mesmo sendo um hobby. por isto a decisão. e como vc falou o modo de preparo (que faço questão de detalhar ao máximo) colabora para sacar se a receita vale a pena ou não.
    experimente e depois conte o resultado pra gente.

    Abs,

    André Dias.

    ResponderExcluir
  6. http://lista10.org/miscelanea/as-10-comidas-mais-saborosas-do-mundo/


    Vo fazer essa receita amanha por estar em primeiro lugar...

    ResponderExcluir
  7. Olá! Caso não tenha como comprar na minha cidade a pasta de tamarindo, posso fazer sem ela, ou devo substituir por algum outro produto? Qual seria?
    Att.,
    Aline

    ResponderExcluir