quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TALHARIM NA MANTEIGA COM MANJERICÃO by Edna Rocha

Neste feriadão fomos convidados para um jantar bem informal na casa dos nossos queridos Celso e Edna. O que nada mais foi que uma deliciosa desculpa para usarmos o pavilhão gourmet que está recém-reformado. O prato a ser servido naquela noite superfria foi sua tradicional massa na manteiga com manjericão, que desta vez tive o prazer de acompanhar (e tentar ajudar) o preparo. Como toda boa matriarca, ela tem um bom repertório de pratos para os encontros familiares e este era o caso. E confesso, junto ao filet ao creme feito no forno (receita já postada aqui) esse é o meu prato favorito. Também deixo a dica: acredite! Excelentes pratos podem ser simples de serem feitos e levam poucos e bons ingredientes. Tim-tim!

TALHARIM NA MANTEIGA COM MANJERICÃO by Edna Rocha – 6 a 8 porções

MASSA
1 pacote de talharim de grano duro
1 tablete de manteiga c/ sal de boa qualidade (recomendamos o La Serenissima)
1 xícara de chá bem cheia de folhas de manjericão bem lavadas e secas
1 tablete de caldo de cogumelos (ou de legumes)
Queijo Parmesão ralado grosso
Água para cozinhar a massa

ACOMPANHAMENTOS (opcional)
Há várias formas de se servir este prato além da versão simples sem acompanhamentos (que já é deliciosa). Mas a Edna faz algumas versões bem interessantes e são elas:
   1- Mix de Legumes Refogados na Manteiga – (couve-flor e brócolis picado, cenoura em tiras, repolho e vagem)
   2- Bacon Frito e Crocante
   3- Tomate Seco Picado
   4- Bacon Frito e Tomate Seco Picado

Acenda o forno e o deixe em fogo baixo. Ponha bastante água em uma panela grande para cozinhar o macarrão e a leve para ferver. Enquanto isso, em uma frigideira grande ponha um pouco de manteiga e refogue os legumes separadamente. Os legumes devem ficar al dente (cozidos, mas ainda crocantes). Vá reservando os legumes já refogados em uma travessa que possa ir ao forno. Arrume cada leva de legumes já refogados ao lado do outro, deixando uma boa apresentação na travessa, que deve ser mantida no forno para que os legumes não esfriem. Se achar que o forno está muito quente, mesmo estando em fogo baixo, pode desligá-lo. O calor restante é suficiente para manter a comida aquecida até o final do preparo. Se você usar o bacon como acompanhamento, você pode tanto fritá-lo na frigideira sem adicionar óleo ou manteiga até ficar crocante. Ou usar o micro-ondas, pondo 2 folhas de papel toalha a cada camada de bacon que você fizer (a primeira e a última camada sempre devem ser de papel toalha), empilhe tudo e deixe em potência máxima por cerca de 12 a 13min (o tempo depende do seu micro. Então a partir dos 10min dê uma pausa e olhe o ponto do bacon a cada novo minuto). Ponha a massa para cozinhar pelo tempo que manda a embalagem, mas nos primeiro minutos vá mexendo para que a massa se assente bem dentro da panela. Certifique-se que a massa está cozida al dente (cozida por fora, mas levemente durinha por dentro, quando a mordemos). Então, será o momento de finalizarmos o prato. Pegue uma panela ou frigideira grande (pode ser a mesma que vc usou para refogar ou fritar o acompanhamento) ponha 4 colheres bem generosas de manteiga e deixe derreter. Junte o tablete de caldo desmanchando-o bem. Acrescente as folhas de manjericão, mexa e deixe refogando por 1min. Retire a massa rapidamente da panela e transfira para a frigideira sem se importar se toda a água foi escorrida (essa água cheia de amido, ajudará a dar consistência ao molho). Mexa bem para que a manteiga envolva toda a massa. Passe a massa para uma travessa e a polvilhe com bastante queijo parmesão (se quiser pode misturá-lo um pouco à massa). Se você estiver fazendo a versão com legumes, leve a travessa de massa junta com a de legumes para a mesa, antes que tudo esfrie. Assim, cada comensal pode se servir dos legumes que quiser junto à sua massa. Se você está fazendo a versão com bacon e/ou tomate seco, antes de polvilhar o queijo, misture esses ingredientes à massa bem quente.

2 comentários:

  1. eita receitinha boa!!! ate eu consegui fazer!! hahahha...
    Dé... seu blog é a salvação na minha vida! rs...
    Já estou vendo q ao mudar pra minha casa, terei um note na cozinha conectado ao seu blog all time!!! rs...
    bjao t

    te adoro e mto sucesso sempre

    ResponderExcluir
  2. Gatinha,

    Esta receita é demais não é? Grau zero de dificuldade. E como tem diversas maneiras de combinar mais ou menos ingredientes, é um coringa na hora de fazer.
    Fiquei feliz q vc tenha se arriscado a pilotar o fogão. Vai treinando q em breve vc vai ter q me receber no seu AP, pra conferir seus dotes culinarísticos....rs
    Bjus.

    ResponderExcluir