quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SPAGHETTI ALLA PUTTANESCA

Ainda dando um giro pelo mediterrâneo, tiro uma receita deliciosa e super prática do meu livrinho de receitas italianas. E sim, o nome deste prato vem de onde você pensa. Ou melhor, vem das mulheres que fazem a alegria de quem quer pagar por alguns momentos de prazer carnal. Por isso mesmo é uma receita tradicionalíssima e simples que elas faziam rapidamente entre um “atendimento” e outro. Então, viva às putas! Viva a Itália!

SPAGHETTI ALLA PUTTANESCA – 2 porções

300g de spaghetti de grano duro
4 tomates grandes e maduros s/ pele (sou preguiçoso e uso o enlatado)
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho esmagados
2 pimentas malaguetas pequena bem picadas
½ xícara de água
1 ½ litro de água (p/ cozinhar o macarrão)
12 azeitonas pretas s/ caroço picadas
8 anchovas salgadas tipo alicce (eu uso bem menos, pq acho muito forte)
2 colheres de chá de alcaparras picadas
1/3 xícara de chá de salsa picada
1 colher de sopa de manjericão picado
Queijo parmesão ralado grosso (para acompanhar)

Retire as sementes dos tomates sem pele e pique-os (se usar o enlatado não despreze o líquido). Ponha a água para o cozimento do macarrão para ferver. Em outra panela esquente o azeite e doure o alho com as pimentas. Junte os tomates e a água (ou o líquido da lata) e tampe a panela. Deixe ferver por 10min. Se secar, ponha mais um pouco de água. Cozinhe o macarrão até ele ficar al dente (molinho por fora e levemente duro por dentro). Para finalizar o molho acrescente as azeitonas, as anchovas, as alcaparras, a salsa e o manjericão, mexa e deixe ferver por mais 3 minutos em fogo baixo. Escorra o macarrão e misture-o ao molho. Sirva acompanhado de queijo parmesão (se vc gostar, é claro!).

PS: esta receita não leva sal, pois as anchovas, as azeitonas e as alcaparras já têm sal mais que o suficiente. Se vc gosta de massa com muito molho, recomendo usar 2 latas de tomates pelados, para a mesma quantidade de temperos e macarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário