quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FRANGO COM TAHINE E CANELA

Para muitos cozinhar de última hora é um tormento. Mas pra mim pode ser mais uma excelente chance de criar algo interessante, com o que tiver à mão. Neste sábado iríamos jantar na casa de nossos queridos Vivian e Oscar, para pormos o papo em dia. Mas, infelizmente ela foi acometida por uma terrível dor nas costas. Chateadíssima, pois sabia que salivávamos ansiosamente pelos seus quitutes maravilhosos,  nos ligou e manteve o convite. Mas, pediu que se não nos importássemos ele seria à base de pizzas. E pra que servem os amigos nos momentos de dor e semi-invalidez?! Rs. Não me fiz de rogado e a despreocupei, se ela não se importasse eu faria o jantar para nós todos. E foi uma excelente oportunidade  de fazer receitinhas com meus temperos árabes novos e usá-los como cobaias. Pro menu  da noite, as batadas do post anterior, um couscous básico com ervilhas e limão e um improvisado frango  com tahine, que ficou delicioso.

FRANGO COM TAHINE E CANELA

1 kg de filet de peito de frango em cubos
5 colheres de sopa de tahine
Suco de 1 limão
Azeite
Sal e pimenta ao seu gosto
2 colheres de sopa rasas de pimenta síria
1 colher de sopa rasa de canela em pó
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
1 cebola grande cortada em 8 (pétalas)
500ml de água

Tempere os cubos de frango com sal e pimenta. Pegue uma caçarola grande e esquente bem. Acrescente bastante azeite e quando estiver bem quente, ponha todo o frango. Arrume rapidamente todos os cubos no fundo da caçarola, sem mexer muito para não criar caldo. Deixe fritando até dourar bem. Mexa os cubos e deixe dourar os outros lados. Quanto o frango estiver bem douradinho, junte a cebola e deixe refogar até ficar transparente. Tempere com o suco de limão, a pimenta síria, a canela e mais sal. Mexa tudo e deixe refogar um pouco. Junte o tahine, misture bem. Em um copo misture a água e o amido de milho. Junte a água ao frango e mexa bem, raspando bem o fundo da caçarola para formar o molho. Assim que o molho engrossar, prove o tempero, se precisar ajuste-o. Deixe cozinhar por uns 5 min. Retire do fogo e sirva bem quente, acompanhado de couscous marroquino, arroz árabe ou pão sírio.

2 comentários:

  1. Receitinha anotada e na lista para ser testada.
    É muito bom quando podemos ajudar os amigos, principalmente fazendo uma comidinha gostosa.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Seu blog foi uma achado!!! adorei, estava procurando uma receita de frango comtahine, pois dia destes fiz homus, e sobrou um tanto de tahine.Nao fiz esta receita do post, mudei algumas coisas, nunca sigo receitas certinho acabo sempre colocando algo a amis ou fazendo algo diferente. De qq forma suas ideias sao geniais e inspiradoras!!! Muito obrigado :-)
    beijos
    fernanda

    ResponderExcluir