sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TOMATES-CEREJA ASSADOS

Pra quem leu o post anterior, os tomates-cereja foram o tópico da semana passada...rs. E pra dar conta de todos os tomatinhos que tinha comprado pra tal salada não executada, antes que eles estragassem, joguei-os no forno, bem temperados à moda italiana. Simples, delicioso e conservador (em todos os sentidos...rs). Bem assados e conservados no azeite, os tomatinhos duram semanas na geladeira (no potinho bem fechado) e ficam incríveis em diversos pratos como coberturas ou recheios de quiches, tortas, panquecas, omelettes, pizzas, wraps e sanduíches. Ou num delicado e charmoso petisco, pra beliscar puro, com pão ou torradas. E ainda têm o poder de dar um tapa numa massinha rápida ou saladinha sem graça do dia a dia. Pegue aquela garrafa de azeite extra no fundo do armário e mãos à obra!

TOMATES-CEREJA ASSADOS

2 ou 3 ou 4 bandejas de tomates-cereja (não compensa fazer pouco, então veja quanto vc quer)
Azeite de oliva o quanto baste (não precisa ser extravirgem e não há medida certa)
Sal e pimenta do reino ao seu gosto
Orégano desidratado ao seu gosto
Alecrim fresco ou desidratado ao seu gosto (pode trocar por tomilho, ou manjericão)
Vinagre Balsâmico (ajuda a intensificar o sabor dos tomates e recomendo uma colher de sopa por bandeja de tomatinhos)
1 a 3 dentes de alho bem picados (use o quanto gostar e conforme a quantidade de tomates)

Pré-aqueça o forno a 200oC. Lave e seque bem os tomatinhos. Em uma assadeira espalhe bem todos os temperos e com a ponta dos dedos, misture tudo. Ponha os tomatinhos inteiros com casca e polpa, e mexa bem até os temperos envolvê-los completamente. Se achar que usou pouco azeite, agora é a hora de por mais (tem que ser mais que untar, tem que criar uma camada no fundo da assadeira). Leve a assadeira ao forno por cerca de 50min, ou até os tomates murcharem, mas continuarem suculentos e dourarem (não é para ficar como tomate seco, okay?). Retire-os do forno e deixe-os esfriar bem. Se for guardar em conserva, passe os tomates e o azeite da assadeira para um pote esterilizado e se necessário complete com mais azeite, até cobrir todos os tomatinhos. Guarde na geladeira.


PS: o azeite da conserva pode ser usado para temperar aves, peixes, massas, saladas, etc. Você nem irá notar que os tomates estão com pele, elas vão se dissolver em sua boca, de tamanha delicadeza que ficam.

2 comentários:

  1. Oi André,
    Ontem quando li seu comentárioontem no Simples Assim tinha feito os tomates cerejas para o happy hour da noite.Que coincidência,não?
    Ainda não experimentei guardar, pois quando faço nunca sobra.Agora vou fazer uma quantidade maior.
    A minha receita é igualzinha a sua, só que ponho um pouquinho de aceto balsâmico.Dá um gostinho especial.
    Bj e bom final de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lylia,

    Fiquei chocado com a coincidência! E adorei saber disso! Estamos bem afinados na culinária simples e saborosa.
    E acredite, nossas receitas são idênticas, vinagre balsâmico é a mesma coisa que aceto balsamico, é que vc é chic e colocou o termo em italiano...rs.

    Bjs,

    André.

    ResponderExcluir