terça-feira, 15 de novembro de 2011

PASTEL DE BELÉM FAKE

muitos anos tive uma cliente importante, que ia Fortaleza apenas uma vez por mês, e durante uma reunião confessou-me que era louca, alucinada pelos Pastéis de Belém do Habib's. Lógico, que ao saber disso, naquela noite mandei uma caixa especialmente pro seu quarto de hotel. Melhor do que isso se eu enviasse nosso estagiário (ela não tirava os olhos dele), mas ele não topou e eticamente eu não insisti...rs. Hoje em dia, toda vez que como os tais pastéis me lembro desta história hilária. Mas, também não me sai da cabeça o quanto deve ser simples o seu preparo em versão fast food. Bem diferente da tradicional receita feita em Lisboa e de fama mundial. E longe de mim, querer quebrar os mistérios da receita original, secreta e sécular. Contudo, a do Habib's sempre me pareceu uma boa sacada de juntar massa folheada com cremogema. E eis que resolvi testar, e acho que acertei na mosca! Divirtam-se!

PASTEL DE BELÉM FAKE8 unidades grandes

8 colheres de sopa bem cheias de cremogema tradicional
500ml de água
4 colheres de sopa rasa de açúcar
4 gemas
1 cx de creme de leite
1 colher de sobremesa rasa de essência de baunilha
2 pitadas de sal
1 pacote de massa folheada
8 ramequins ou forminhas
Retire a massa folheada da embalagem para descongelar. Pré-aqueça o forno em temperatura máxima. Em uma panela misture a água, o açúcar, a cremogema e as gemas. Leve tudo ao fogo alto, batendo sempre com a ajuda de um batedor (fouet). Quando começar a ferver, a mistura deve ficar cremosa, continue mexendo por mais 1min. Abaixe o fogo ao mínimo, e acrescente o creme de leite, o sal, e a essência. Mexa bem por mais 1 min. Retire do fogo e deixe amornar. Separe os ramequins ou forminhas. Abra a massa folheada e corte uma tira da largura aproximada do fundo da sua forminha ou ramequin. Corte essa tira em quadrados e ponha-os no fundo de cada forminha. Corte o restante da massa em tiras da largura da sua forminha e cobrindo as laterais de todas elas, juntando com o pedaço de massa que está no fundo. Quando tiver terminado de forrar todas as forminhas, encha-as com o creme, até um pouco menos que a altura da massa, pois ao assar, o creme tende a crescer um pouco. Ponha todas as formas em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 30min ou até o creme dourar e a massa assar. Espere amornar e sirva.

4 comentários:

  1. Adorei a história que contou antes da receita... você tem um jeito legal de escrever..é divertido, e dá uma vontade de ler mais o que escreve, mesmo sem estar com interesse na receita.
    Faltou um ítem na sua descrição que não encontrei, estado civil. Beijo

    ResponderExcluir
  2. André, sexta-feira eu estava procurando alguma receita e cai no seu blog.
    ESTOU AMANDO. seu jeito de escrever é o máximo e as receitas tbm ..
    mas tenho 2 duvidas.
    1° pq vc nao posta fotos das receitas ?
    2º cozinhar é um dom ou basta força d vontade ? kk
    meu sonho é aprender mas td q faço fica horrivel.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vi,
    já expliquei aqui o motivos de não postar fotos. inclusive a internauta foi até bem agressiva (diferente de vc) em suas colocações (deve ser despeito...rs).

    não posto fotos pq geralmente faço estes pratos para curtir com meus amigos que estão esperando à mesa. sendo assim acho indelicado ficar pedindo para fotografá-los antes de servir, vai esfriar tb, etc. e como sou publicitário bem sou chato com fotos, se não tiver a luz e produção certa, não vou ficar confortável o suficiente para publicá-las. colabora tb minha zero paciência para produzir o cenário ideal para tais fotos.

    meu último argumento de defesa é que em bons restaurantes geralmente não há fotos da comida nos cardápios e isto não é elemento negativo suficiente para vc não pedir e provar a sua comida, não é mesmo?

    quanto ao seu segundo tópico, força de vontade ajuda muito, persistência e hábito. é que nem andar de bicicleta parece complicado, mas depois q vc pega jeito, vai longe. e não ligue já errei muito antes, mas não me abatia. e ainda dou umas escorregadas de leve até hj, a diferença é que com o tempo aprendemos a corrigir tudo antes de perdermos o prato.

    bjos,

    André

    PS: obrigado pelos elogios. : )

    ResponderExcluir