domingo, 6 de novembro de 2011

RISOTTO VEGGIE DO WILLIAM

No começo da semana passada recebemos uns amigos em casa para um petit comité, em comemoração ao níver do Ander. Comemoração esta que começou no sábado anterior com jantar thai no Lagundri e esticada divertidíssima até o Sonique, movida a muita champs (me lembrei dos tempos da faculdade, onde eu era sempre o único sóbrio da turma!) e som rolando nos 3 canais de música do headphone que tínhamos que usar (confesso: foi bem esquisito e eu ficava sempre no canal errado...rs). Voltando ao jantar; já aviso que não foi nada premeditado, e ele contou apenas com aqueles que lembraram da data e deram um pulo aqui em casa, assim sem cerimônia, sem convite, sem grandes planos. Bem diferente de nossas comemorações padrão, mas não menos divertido e gostoso. Mas, antes que chovam reclamações, já deixo avisado aos amigos, que em breve haverá a comemoração oficial com tudo e “todos” que tanto gostamos de fazer (fiquem de olho nos seus e-mails). Agora vamos direto ao que interessa, à receita. Como o William, nosso amigo veggie de plantão, foi um dos que vieram, e sei que ele adora risotto, corri e improvisei um de vegetais para servir junto com a massa com salmão defumado ao molho de limão ( http://enfiandoacolher.blogspot.com/2011/04/spaghetti-ao-molho-de-limao-siciliano.html ). Apesar da receita ser improvisada, o risotto foi um sucesso, e óbvio, não sobrou nada dele pra contar história. Então, ela vai pro blog. E como o William amou tanto a receita, ela vai ganhar seu nome.

RISOTTO VEGGIE DO WILLIAM

2 xícaras de arroz arbóreo
2 cubos de caldo de legumes (prefiro os da linha Knorr Vitale, têm menos sal e gordura)
1 ½ litro de água
¼ de cebola picada
2 cenouras descascada e em rodelas finas
1 xícara de vagem ou ervilhas congeladas (por favor, resista às ervilhas enlatadas, pastosas, esbranquiçadas e gosmentas)
1 xícara de cogumelos de paris congelados (esqueça os em conserva!)
1 xícara de brócolis congelados
2 dentes de alho picados
sal e pimenta do reino ao seu gosto
100g de queijo grana padano ralado grosso
suco de meio limão siciliano
Azeite p/ refogar
salsinha picada

Antes de começarmos gostaria de dar um aviso: esta receita tem seu preparo diferente da versão clássica de risotto. Em nome da praticidade, adicionei todo o caldo de uma vez só junto com o arroz. O que resultou em uma textura bem cremosa, mas perdemos o ponto al dente dos grãos. O que não impede, de você tendo tempo ou não executando duas receitas diferentes simultaneamente (como eu), fazer o risotto do modo correto, adicionando um pouco de caldo toda vez que o caldo secar, e mexer sempre. Aos puristas, perdão pelo crime que cometi (rs), mas foi um mal necessário.

Vamos à execução! Descongele os legumes no micro-ondas, usando 3 minutos para cada um. No caso dos cogumelos, não desperdice o caldo que forma. Corte os brócolis e as vagens em pedaços não muito pequenos. Ponha a água para ferver junto com os cubos de caldo e tampe a panela. Enquanto isso, em uma frigideira grande, ponha um pouco de azeite, deixe esquentar e doure as cenouras até começarem a amolecer. Junte as vagens ou as ervilhas e refogue mais um pouco. Afaste os legumes para o lado da frigideira, incline-a um pouco e adicione mais um fio de azeite, ponha o alho neste azeite e doure-o levemente. Misture este alho junto aos legumes, ponha o brócolis e refogue tudo por mais uns 2min. Apague o fogo, tempere os legumes com sal e pimenta do reino. Em outra panela, ponha um pouco de azeite e deixe esquentar, refogue a cebola até ela ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue-o por 3 min. Ponha todo o caldo bem quente e mexa bem por 1min. Tampe e ponha o fogo em temperatura média. Mexa bem a cada 3 min. Quando o arroz estiver macio, o caldo tiver secado quase todo, e tudo estiver bem cremoso, misture os legumes refogados, os cogumelos e o caldo deles que se formou ao ser descongelado. Apague o fogo, junte o queijo ralado, o suco de limão e misture rapidamente. Ponha o risotto em uma travessa de serviço e polvilhe um pouco de pimenta do reino moída por cima. Sirva imediatamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário