segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SALTED BUTTER CARAMEL (CALDA DE CARAMELO COM BAUNILHA)

Como comentei no post anterior, fiz um bolo de coco pro jantar de sexta com nossos amigos Cynthia e Américo, e William. Confesso, pela praticidade fiz um bolo de caixinha. Um não, dois! Dupliquei a receita. Afinal, nada melhor que um delicioso bolo alto, bemmm alto. Mas para me redimir pelo uso desse atalho e ficar livre do meu peso na consciência (sou cristão e óbvio, sofro disso). Decidi recompensar a todos com uma deliciosa calda de caramelo, que os americanos e franceses amam. Esqueça aquela calda cristalina e brilhante (mas sem graça) que fazemos pros nossos pudins de leite. Que tal aquela calda cremosa com sabor levemente salgado e com marcante fundo de baunilha do McDonald’s? Essa belezinha é a coisa mais fácil de fazer. Segue a receita.

SALTED BUTTER CARAMEL (CALDA DE CARAMELO COM BAUNILHA)
500g de açúcar granulado ou refinado
½ xícara de água
250ml de creme de leite fresco
2 colheres de sobremesa de essência de baunilha
1 boa pitada de sal

Em uma panela alta (a mistura vai borbulhar muito) ponha o açúcar e a água e leve ao fogo alto. Quando o açúcar dissolver todo e tomar a cor dourada, abaixe o fogo e ponha todo o creme de leite. Cuidado, neste momento a mistura vai borbulhar e subir bastante. Espere ela acalmar um pouco e com um fouet (batedor) ou uma colher de pau, misture bem tudo, até incorporar e ficar um creme liso. Não deixe muito tempo no fogo, pois a calda pode adquirir um sabor de açúcar queimado. Retire do fogo e tempere com a baunilha e o sal. Sirva quente ou morno.


PS: Se vc como eu tem panelas de fundo triplo que continuam cozinhando tudo, mesmo depois de vc apagar o fogo, fique esperto para não passar do ponto e queimar o açúcar demais. Outra variante dessa receita é usando manteiga no lugar do creme de leite, ou ainda usar manteiga e creme de leite juntos. Neste caso, ponha a manteiga para derreter junto com o açúcar. 
PS 2: Se vc não achar creme de leite fresco, pode usar o de caixinha, só tome cuidado para não deixá-lo muito tempo no fogo, pois este tipo não suporta muito tempo de aquecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário