segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SANDUÍCHE DE OMELETTE COM TOMATES CEREJA E ALCAPARRAS

Sexta à noite de fome tardia e uma vontade louca de comer algo simples, rápido e delicioso. Sem dúvidas ovo era a grande pedida do momento. Mal falado por muitos, considerado “pobrinho” demais por outros e injustamente renegado por vários. Ele é sem dúvida um ingrediente coringa em qualquer situação. E confesso sem medo de ser feliz: adoro um bom pão com ovo! Até pq foi o primeiro “prato”que aprendi a fazer e me deliciar, aos 8 anos de idade. E desde pequeno meu ovo mexido já era diferente. Sempre temperado com tomates ou coentro e cebolinha, que minha mãe sempre mantinha (e mantêm) já picado na geladeira. E o segredo desse singelo ingrediente é isso, e será levado às estrelas se você respeitosamente o temperar com bom gosto e parcimônia. Não é a toa que grandes chefes os utilizam como meio ideal para degustar magníficas e caríssimas trufas brancas e negras ou ovas gelatinosamente luxuriantes. Então, fome à vista, fui à cozinha e depois de uma rápida olhada na despensa e geladeira: voilá! Sanduíche de omelette! E pq não?! Relembrando velhos tempos e atualizando os ingredientes. Existe algo mais delicioso que isso?!


SANDUÍCHE DE OMELETTE COM TOMATES CEREJA E ALCAPARRAS – 2 porções


4 fatias de pão de forma multigrãos (estou viciado no de 12) ou 2 pãezinhos franceses.
3 ovos
Um fio de azeite
Um pouco de manteiga (ovos sem ela não dá!)
12 tomates cereja partidos ao meio
1 colher de sobremesa de alcaparras bem escorridas
1 pitada de sal e pimenta do reino
1 dente de alho bem amassado ou picado (vá com fé!)


Em uma frigideira antiaderente ponha o azeite e a manteiga e em fogo baixo e junte o alho, vá mexendo bem devagar até o alho cozinhar (não pode fritar) e ficar com uma cor levemente dourada. Se mesmo com o fogo baixo, o alho começar a fritar, levante um pouco a frigideira em cima da chama e continue mexendo, até o alho dourar levemente e cozinhar. Acrescente as alcaparras e aumente o fogo no máximo, mexa bem e tempere com sal e pimenta. Frite as alcaparras por 1min, junte os tomates e refogue-os por 2 minutos mexendo de vez em quando. Ponha os 3 ovos, fure as gemas e misture tudo. Deixe os ovos cozinharem e tomar consistência que dê para virar a omelette. Então, com uma espátula vire a omelette e deixe cozinhar o outro lado (vai precisar de menos tempo de cozimento para este lado). Divida a omelette macia e suculenta ao meio e ponha-a diretamente no pão.


PS: pros mais calóricos pode passar maionese no pão. Pros mais italianos, capriche espalhando 2 ou 3 folhas de rúcula em cima da omelette. Pros mais americanos, recomendo uma bela folha de alface americana e talvez um pouco de molho rosé ou french. E pros mais alemães, uma boa pincelada de mostarda forte ou antiga (isso, aquela com grãos), com certeza cai super bem.

3 comentários:

  1. Oi André,
    Adorei a ideia.Omelete, tomate e alcaparra, juntos.TUdo de bom.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado em sanduíche de omelete. Quando faço omelete ele já parece um prato completo, sem o pão. Adorei a ideia e vou fazer com certeza! =D

    ResponderExcluir
  3. Lyllia e Juliana,

    Esse sanduba fica bem gostoso! E mesmo a omelette sendo um bom prato único, fico aqui a pensar: pq não comê-la com umas boas torradas de pão preto? rs...pode até virar canapé!
    E obrigado pelos comentários!

    bjus,

    André

    ResponderExcluir