quarta-feira, 1 de junho de 2011

SALADA QUENTE DE FRUTAS VERMELHAS E MANJERICÃO ACOMPANHADA DE CHANTILLY

Depois de meses sem nos reunirmos em torno de uma boa mesa, decidimos fazer um almoço de domingo pra comemorar a chegada do frio, na casa dos nossos queridos Edna e Celso. No menu tivemos coelho assado executado com maestria pela dupla Dr. Pedrina e Juninho (estava realmente imbatível). Pra acompanhar decidi fazer meu risotto rústico de calabresa, cogumelo paris e ervilhas que combina super bem com caças. Mas, essa receita é repetida e não vale postá-la de novo! Vou postar então a receita de sobremesa que fiz com a ajuda da querida Edna, para combinar com seu delicioso pudim de chocolate (receita secreta da família Rocha), uma salada quente de frutas vermelhas com um toque inusitado de manjericão e acompanhada com chantilly, perfeita pro friozinho que tá chegando. Não é?!

SALADA QUENTE DE FRUTAS VERMELHAS E MANJERICÃO ACOMPANHADA DE CHANTILLY – 8 a 12 porções

1 pacote de morangos congelados
½ limão siciliano espremido (se for usar limão comum, use um pouco menos por eles são mais ácidos)
1 caixa de mirtilos congelados
1 caixa de framboesas congeladas
½ pacote de açúcar de confeiteiro (não recomendo usar outro tipo)
1 garrafa de creme de leite fresco gelado (500ml)
1 a 2 cálices de vinho do porto, marsala ou conhaque
10 folhas de manjericão
1 pitada de sal

Descongele todas as frutas e leve-as à panela com o suco que se formou no descongelamento. Ponha uma pouco mais que a metade do açúcar reservado e o suco de limão e mexa bem. Leve ao fogo e mexa de vez em quando, até as frutas ficarem tenras e macias. Mas cuidado, as frutas não devem ficar moles, se desmanchando. Junte o vinho do porto, mexa e apague o fogo. Rasgue as folhas de manjericão com os dedos, junte-as às frutas, acrescente uma pitada de sal e volte a mexer. Para o chantilly use o creme de leite fresco bem gelado. Leve-o à batedeira em velocidade alta e acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos. Quando estiver cremoso e leve, desligue a batedeira, pois se bater demais vai passar do ponto e virar manteiga. Se vc não tem batedeira, use um batedor de arames (fouet), estando o creme de leite bem gelado em poucos minutos mesmo batendo a mão, vc terá um excelente chantilly. Sirva a salada ainda quente acompanhada de colheradas de chantilly. Se quiser incrementar ainda mais, sirva tudo com sorvete, pudim ou mousse de chocolate meio amargo.


PS. 1: Usamos açúcar de confeiteiro nesta receita, pois além dele ser ideal pra darmos a textura certa no chantilly, ele tem baixo teor de doçura. Então, tanto a salada quanto o chantilly não devem ficar muito doces. A calda que é criada a partir do suco das frutas não é açucarada, nem terá consistência de xarope, é fina e delicada, porém deliciosa.

PS. 2: vc pode fazer essa mesma receita com frutas vermelhas frescas, mas para criar a calda, basta partir os morangos ao meio, misturá-los com as demais frutas e polvilhar o açúcar em cima de todas elas e deixar descançar por 10 min antes de levar ao fogo.

4 comentários:

  1. Ai, como eu adorei essa! Sou completamente louca por frutas vermelhas (e tudo o que é doce e azedo ao mesmo tempo rs.)
    Pena que por aqui não encontramos bons exemplares sempre.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,

    vc vai amar essa receita. sei como é difícil achar frutas vermelhas em Fortaleza. Mas, quando eu morava aí sempre achava congeladas no Pão de Açúcar e as vezes frescas no Mercadinho Japonês em frente a praça da imprensa. O Sim Please está com receitas ótimas, tb. Parabéns!

    Abs,

    André

    ResponderExcluir
  3. Adoro frutas vermelhas! Meto a colher nessa com toda a certeza =D Farei visitas com minha colher mais vezes. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel,

    fique à vontade!

    abs,

    André.

    ResponderExcluir